Moradores do João Pessoa se preocupam com falta de limpeza

Por: Elissandro Sutil

22/02/2018 - 10:02 - Atualizada em: 22/02/2018 - 10:06

Uma feira de adoção está marcada para o dia 10 de março, mas em agropecuárias do bairro João Pessoa é possível encontrar cães disponíveis para adoção o ano todo.

Bom para quem procura por um companheiro de quatro patas. Péssimo para os cães. A feira de adoção do próximo dia 10 é resultado de uma prática comum no bairro: o abandono de animais.

 

Despejo de entulhos incomoda moradores do bairro

Despejo de entulhos incomoda moradores do bairro | Foto Eduardo Montecino/OCP

Segundo o comerciante Maicon Ricardo Prust, que trabalha diretamente com animais em sua agropecuária, o abandono é um problema grave e corriqueiro no João Pessoa.

Ele é um dos responsáveis por promover a feira e também recebe animais diariamente para cuidado e exposição, buscando assim promover o encontro dos cães com seus futuros tutores.

https://ocponline.com.br/noticias/ocp-no-seu-bairro-crescimento-populacional-acelerado-no-joao-pessoa/

“Tem muito abandono. Graças a Deus a gente consegue organizar essas feiras em parceria com a comunidade e com alguns fornecedores e o pessoal realmente adota. O problema é que muitas pessoas tem o animalzinho e não vacinam, não castram e acabam abandonando eles e os filhotes”, diz.

Além dos animais abandonados, outro problema visível é a falta de limpeza, especialmente em ruas secundárias do bairro. Os terrenos com vegetação alta e acúmulo de lixo destoam em um ambiente de expansão imobiliária. O problema é agravado também pelo óbvio descaso dos moradores que descartam irregularmente seu lixo.

Franciele de Souza pede atenção do poder público para aumento populacional | Foto Eduardo Montecino/OCP

A operadora de caixa Franciele Ferreira de Souza defende que é necessário que o poder público olhe para o bairro não apenas como um local de expansão e como uma possibilidade para aumento populacional, mas que enxergue que as mudanças precisam acompanhar este crescimento. “As coisas andam muito devagar. O bairro está crescendo mas as coisas continuam iguais”, finaliza.

Prefeitura afirma que intensificou ações de limpeza

Em relação à limpeza, a Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que intensificou as ações do Programa Cidade Limpa, criado nesta gestão, para promover a limpeza das ruas, canteiros, jardins e praças públicas. Também tem o objetivo de incentivar a população a fazer a limpeza das suas calçadas e terrenos baldios.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos conta com equipe atuando em vários pontos da cidade. Uma empresa especializada em limpeza urbana foi contratada e está com 30 pessoas e equipamentos, como a capinadeira hidráulica, atuando em todas as regiões e, nos próximos dias estará naquela região.

Em 2017, várias ruas sem pavimento no bairro João Pessoa foram patroladas. Assim como foi feita operação tapa-buracos nas principais ruas.

Já a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, por meio da Fiscalização de Postura, vem notificando proprietários de imóveis sem edificações quanto à necessidade de manter a limpeza dos mesmos.

LEIA TAMBÉM:

– Vila Baependi: rodoviária e clube marcam um dos mais tradicionais bairros da cidade

– Marcado por tragédia em enchente, população aponta as prioridades para o Tifa Martins

– Série de reportagens mostra as principais carências dos bairros de Jaraguá do Sul