Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Moradores de rua recebem alimentação e acolhimento noturno em Joinville

Foto: Arquivo OCP/Prefeitura de Joinville

Por: OCP News

19/05/2022 - 14:05 - Atualizada em: 19/05/2022 - 14:59

Na primeira noite da Ação de Inverno 2022, 44 pessoas foram encaminhadas para abrigos, em Joinville. Outras 65 já estavam em casas de passagem, totalizando 109 acolhidos.

O Restaurante Popular do bairro Bucarein é o local onde a pessoa em situação de rua começa o atendimento para a Ação de Inverno. Ali, o usuário recebe alimentação e é levado para uma das cinco casas de passagem conveniadas com o município que oferecem acolhimento noturno.

“Estamos motivados por termos avançado enquanto política pública no município. Ano passado, tínhamos 25 vagas em duas instituições. Este ano temos cinco instituições inscritas e 105 vagas como casa de passagem permanente. Com a ação de inverno que começa agora, conseguimos ampliar essa quantidade para 195 lugares”, explica a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Tiago Vinícius Ramos, de 31 anos, dormiu em uma casa de passagem na primeira noite da ação. Natural de Curitiba, está há um ano e meio em Joinville e vive de bicos de servente e jardineiro.

“Essa noite não quero ficar na rua, tá muito frio. É mais seguro ir para a casa, fico mais tranquilo e confortável”, disse Tiago, que tinha acabado de jantar no Restaurante Popular na noite de quarta-feira.

Junto dele, estava Jefferson Doerffeler, de 36 anos. “Durmo embaixo de uma marquise, mas com esse vento, e se alguma coisa cair em cima e mim?”, questionou Jefferson. Ele jantou no restaurante e foi dormir em segurança em uma das casas conveniadas com a prefeitura.

“Nossa estratégia é trazer o usuário para dentro do serviço e ali, na casa de passagem, fazer os encaminhamentos para cidadania, acesso a documentação, formação e qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, para que essa pessoa consiga superar as demandas que fizeram ir para a rua para sair dela. Que ele consiga efetivamente prover o próprio sustento”, explica a secretária.

Os abrigos conveniados são a Casa Santo Egídio – Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), Casa da Vó Joaquina, Comunidade Eis-me Aqui/Casa de Levi, Comunidade Terapêutica Opção de Vida e Abrigo Institucional Essência de Vida. Com a ampliação das casas de passagem, a princípio, não será necessária a ativação do abrigo emergencial no Ginásio Abel Schulz, conforme aconteceu em 2021.

A ideia é tornar o Restaurante Popular do Bucarein o ponto de referência dessa população para receber alimentação e acolhimento noturno.

“O Restaurante Popular está fornecendo café, almoço e jantar, sete dias da semana, de forma ininterrupta. A gente fecha um ciclo da integralidade do sujeito, da segurança alimentar e proteção social. O restaurante é central e o público maior fica nessa região. Vem aqui, janta e a gente encaminha para uma das instituições, onde toma banho e dorme. Há instituições que vão acolher também o animal de estimação da pessoa em situação de rua”, afirma Fabiana.

*Onde buscar acolhimento*

Os interessados em ir para o abrigo deverão comparecer das 17h às 19h, para receber o jantar, no Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souza, (Rua Urussanga, 442, bairro Bucarein).

Em seguida, as equipes de abordagem social do Centro Pop atendem e direcionam as pessoas para as casas de passagem. No dia seguinte, podem retornar ao Restaurante Popular e tomar o café da manhã. O serviço de acolhimento noturno será oferecido diariamente, assim como o atendimento do Restaurante Popular 1, aberto para o café da manhã das 7h às 9h, das 11h às 14h para o almoço, e das 17h às 19h para o jantar.

A Ação de Inverno 2022 da Prefeitura de Joinville tem a participação da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Bombeiros Voluntários de Joinville e Samu.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp