Há alguns meses os moradores, comerciantes e turistas de Balneário Barra do Sul tem vivido uma situação complicada, todas as vezes que precisam de algum serviço bancário, principalmente da Caixa Econômica Federal. O problema é que a direção do banco decidiu fechar a pequena agência que mantinha na cidade, deixando a população apenas com um caixa eletrônico.

O fechamento não agradou ninguém, conforme explica o aposentado Jorge Luiz Godzicki, 51 anos.

“Isto causou um transtorno muito grande para a população. O caixa eletrônico que eles deixaram nunca tem dinheiro, quando tem, o sistema está fora de área. Ou seja, quem precisa de serviços bancários tem que pegar o ônibus ou o carro e seguir até Araquari. Está muito complicado esta situação”, comenta.

Ele destaca que na cidade há apenas uma casa lotérica.

“A lotérica sempre está lotada, porque a demanda é grande. As pessoas precisam esperar no calor, muitas passam mal. Os aposentados e turistas são os mais prejudicados. Na lotérica tem limite de pagamento e saque. Muitas vezes, não conseguimos pagar tudo que deveríamos”, acrescenta Godzicki.

O homem preferiu transferir o banco em que recebe a aposentadoria, diante da falta de assistência da Caixa Econômica Federal.

Após o fechamento da agência, o banco deixou apenas um caixa eletrônico para atender a população | Foto Windson Prado/Rede OCP News

Comerciantes revoltados

A falta de uma agência bancária tem prejudicado também os comerciantes da cidade. Muitas vezes eles precisam fazer operações bancárias e não conseguem. Este é o caso da Kátia Catarina de Almeida, 52 anos, dona de um restaurante que já soma prejuízos pela falta da agência bancária da Caixa Econômica Federal.

“Muitas vezes os turistas querem passar no banco para sacar dinheiro e o único caixa eletrônico está fora de operação. Sem dinheiro ele não consome e o comercio amarga este prejuízo. Estamos sofrendo bastante sem a agência da Caixa aqui. Nem pagar contas conseguimos mais”, finaliza Kátia.

Contraponto | Veja o que diz a direção regional do banco

Por meio de nota a Caixa esclareceu que nos últimos meses promoveu readequações pontuais de estrutura física de canais, alinhada à estratégia da empresa. Eles orientaram os clientes de Balneário Barra do Sul a utilizarem a unidade lotérica da cidade, além de canais alternativos como caixa eletrônico, correspondentes Caixa Aqui da região e Internet Banking.

A Caixa ressaltou também que há estudos sobre a adequação dos canais existentes no país, e que está em análise a capilaridade bancária de diversas regiões para ofertar a melhor solução de canal.

Quer receber as notícias no WhatsApp?