A tranquilidade é um dos pontos fortes do bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. A característica é destacado pelo aposentado Luiz de Oliveira Souza. E ele tem propriedade para falar, afinal, são quatro décadas na Vila Lalau. Apesar das qualidades, Souza sente falta de pontos de lazer no bairro.

Luiz conta que a associação de moradores é o único espaço público destinado ao lazer e, ainda assim, tem seus problemas.

“Não tem área de lazer, só o campo da associação com academia e tudo mais, mas é um local escondido”, lamenta ao afirmar que por ser no final da rua, algumas pessoas podem se sentir inseguras em utilizar o espaço em determinados horários de menor movimentação nas ruas.

O parque, que fica anexo a associação de moradores do bairro, é destino certo do pequeno Pedro quando o clima colabora. Acompanhado de Mari Alvisi, que é a responsável por cuidar do menino, ele se diverte na principal área de lazer da Vila Lalau. Ali ainda é possível bater uma bolinha no campo de futebol e exercitar o corpo na academia ao ar livre.

Mudanças no bairro

Para Mari que, como afirma, “mora aqui desde sempre”, o bairro é o melhor de Jaraguá do Sul. Nascida e criada na Vila, ela viu o bairro expandir e esse crescimento fez com que ele se tornasse autossustentável, afirma. “Temos toda uma infraestrutura aqui porque tudo o que precisamos tem. Só ‘falta’ hospital, mas nem é algo que faça falta, só não tem mesmo”, diz.

Além do crescimento na oferta de comércio e serviços, Mari aponta o crescimento da população como uma das mudanças fundamentais no bairro, embora não veja isso como algo negativo, apenas “diferente”. “A diferença é que antes era bem restrito, só tinha o pessoal daqui mesmo, que nasceu e se criou aqui, agora tem mais gente e muito disso pelas indústrias. Não que tenha piorado, mas mudou”, conta.

Segundo ela, essas mudanças começaram a ser sentidas com mais intensidade há cerca de 10 anos, com novas construções, o surgimento de prédios residenciais e também de pensões para abrigar a população de fora da cidade que vem à Jaraguá do Sul para trabalhar.

As mudanças estruturais e o crescimento do bairro mudaram a economia e a oferta, mas não alterou o clima tranquilo do bairro. Para Mari, o local acolhe e conquista os moradores muito por esse clima seguro e sossegado. “Eu não trocaria por outro. É tranquilo, sossegado, tanto que as crianças podem ficar e brincar na rua sem que as mães se preocupem”, ressalta.

Leia mais: https://ocponline.com.br/ocp-nos-bairros-historia-e-progresso-se-misturam-na-vila-lalau/ [VÍDEO] OCP nos bairros: conheça os encantos de Nereu Ramos