Apresentar o modelo de gestão implantado nos Centros de Educação Infantil da Afasc. Foi com este objetivo que a direção da Afasc recebeu membros da Secretaria da Educação de Turvo.

“O trabalho da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma é referência para a região e fizemos questão de conferir de perto. Queremos levar essas boas práticas para os pequenos turvenses”, justifica a secretária municipal e professora Elizete Maria Possamai Ribeiro.

Para a coordenadora do Departamento de Educação Infantil da Afasc, Andreza Dagostim, a avaliação positiva do trabalho realizado nas creches é, sobretudo, fruto de uma rotina que permite ao professor estar atento aos cuidados pessoais e à aprendizagem das crianças.

“Aproveitamos todo o tempo em que a criança está em sala de aula. Cada uma das atividades programadas é voltada para o desenvolvimento dos nossos alunos”, complementa o diretor executivo Adriano Boaroli. Ele também destaca que a estrutura física das escolas foi especialmente pensada para o dia a dia.

Já a presidente do Conselho Administrativo, Robinalva Ferreira, acrescenta o engajamento dos professores como um dos fatores da boa gestão dos Centros de Educação Infantil.

Departamento de Educação Infantil - atualmente, a Afasc possui 35 Centros de Educação Infantil (CEIs) e atende cerca de 5 mil crianças, de zero a quatro anos, em tempo parcial ou integral. Promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social do aluno. Oferece a ele cinco refeições diárias, conforme cardápio elaborado por nutricionistas.

O trabalho realizado dentro das unidades escolares é gerenciado pelo Departamento de Educação Infantil, que conta com uma equipe multiprofissional. Uma coordenadora, secretárias administrativas, orientadoras pedagógicas, dentista, educadores físicos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionistas e uma psicóloga auxiliam a comunidade escolar.