Mitos da região desvendados no Dia da Mentira

Ilustrações: Fernando Bastos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 01/04/2016 - 15:12

Hoje é primeiro de abril, dia em que as pessoas se “permitem” contar algumas lorotas e enganar os mais desavisados. Pensando nisso, a reportagem de O Correio do Povo foi atrás de algumas histórias que alimentam o imaginário popular da região para tentar descobrir o que é mentira e o que é verdade, embora para alguns casos não exista nem resposta definitiva – são apenas fruto do imaginário da população. As curiosidades envolvem desde um vulcão em Corupá até um teleférico no Morro da Antena.

padre

• Túnel que liga os colégios Marista e Divina Providência
Essa é uma das mais antigas e conhecidas ‘lendas’ de Jaraguá do Sul. Alunos, ex-alunos e funcionários e até mesmo quem nunca pisou no local alimentam a história de que existe um túnel que liga as duas escolas da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca. Alguns dizem que o local era utilizado antigamente para o encontro entre freiras e padres. Outros afirmam que aquele era para ser um abrigo durante a Segunda Guerra Mundial ou um refúgio para os alunos. Qual a utilidade real não se sabe, o fato é que o túnel existe mesmo e que vai até a Matriz São Sebastião, segundo assessoria de imprensa do Grupo Marista. Porém, não liga a lugar nenhum, pelo menos atualmente, pois é fechado a poucos metros.

2 ARENA VAI EXPLODIR

• Explosão da Arena
Como foi construída sobre um antigo lixão, surgiu o rumor de que a Arena Jaraguá iria explodir. Boatos afirmavam que o trabalho feito pela empresa responsável pela engenharia do espaço não seria o suficiente para a liberação e queima de gases, causando o rumor de que o local poderia explodir a qualquer momento. Em 2007, dois meses após a inauguração, ocorreu um incidente. Um funcionário acendeu um isqueiro em uma sala do piso térreo, que funcionava como depósito, e acabou com sérias queimaduras. Na época, foi constatado que havia um botijão de gás com indícios de vazamento. E aí a teoria da explosão ganhou força. Pouco tempo depois, a Defesa Civil emitiu um laudo constatando que o acidente havia sido causada pelo “confinamento de gás metano e gás de cozinha em área não ventilada”. O gás de cozinha era mesmo do botijão e o metano seria proveniente do lixão que existia no terreno e teria penetrado no local, já que parte do piso não tinha concreto. Porém, o risco de novos acidentes foi descartado.

3 TELEFERICO

• Teleférico no Morro da Antena
Durante muito tempo os jaraguaenses alimentaram a esperança de que um teleférico seria construído no Morro da Antena, no Boa Vista. A promessa surgiu em campanhas eleitorais, porém, nunca foi concretizada. O que poucos sabem é que no local já existiu uma espécie de teleférico. Segundo o historiador Ademir Pfiffer, no início do século 20, entre as décadas de 1930 e 1940, foi construído um teleférico rudimentar utilizado para o transporte de cachos de banana que eram cultivados no morro.

4 USINA BRACINHO

• Abertura da comporta da Usina do Bracinho
Toda vez que chove forte na região surge o boato de que a Usina do Bracinho, em Schroeder, não dará conta de escoar a água da chuva e uma comporta será aberta. Essa informação causa temor da população, já que os mais exagerados dizem que as cidades da região ficariam completamente alagadas.  Outro fato comumente comentado durante fortes chuvas é de que as comportas de Corupá também teriam sido abertas e a água escoaria para Jaraguá do Sul e Guaramirim. Os dois casos não passam de especulação. A Usina do Bracinho segue em operação pela Celesc que afirma que não há estado de perigo, sendo necessária apenas atenção redobrada durante as enxurradas. Também não é possível a abertura de comportas. A usina é geradora de energia elétrica e não possui comporta para o escoamento de água.

5 OURO MORRO DO GARRAFÃO

• Ouro no Morro do Garrafão
Na década de 30, circulou a notícia de que uma família encontrou ouro no Morro do Garrafão, na divisa entre Jaraguá do Sul e Corupá. Depois disso, a família teria ido embora com a preciosidade. Durante aquela época, muitas pessoas se dedicaram a procurar mais ouro na localidade, porém, o fato nunca foi comprovado.

12941110_1163024397061947_1331088342_o

• O diamante da Estrada Bananal do Sul
A comunidade da Estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, encontrou uma pedra de diamante nas proximidades do Morro da Francisquinha. Os moradores só comprovaram que a pedra era verdadeira quando conseguiram, com ela, cortar um pedaço de vidro. Porém, a felicidade durou pouco já que a pedra foi roubada. A história aponta que a família que roubou o diamante abriu um hotel na Vila Maripá, no Paraná, por volta dos anos 50 e 60.

7 - JACARÉ SEDUTOR

• Jacaré seduzia as mulheres no Botafogo
Durante os anos 50 e 60, alimentava-se a história de um jacaré que se banhava no Rio Cerro, nas proximidades do Clube Botafogo. À noite, ele se transformava em homem e seduzia as mulheres nos lendários bailes da sociedade Botafogo. Quem sabe não é esse o jacaré que as pessoas também dizem viver no Parque da Malwee.

8 VOZES DO EMILIO SILVA

• As vozes de Emílio da Silva
Durante muitos anos, enquanto o sótão do Museu Emílio da Silva era aberto para visitação, os visitantes tinham medo de ir até o local. Segundo o historiador Ademir Pfiffer, visitantes  relatavam ouvir vozes de Emílio da Silva. A história criada pelo imaginário coletivo também afirma que as portas e janelas do local eram abertas durante o período da noite pelo professor que dá nome ao museu.

9 - DIRIGIVEL NO LAGO

• O dirigível engolido pelo lago
Moradores mais antigos de Guaramirim preservam a história de que um Zepelim, um modelo de dirigível, caiu em um lago na localidade de Jacu-Açu. Depois do acidente, nunca mais ouviu-se falar do dirigível. Todos afirmam que ele foi engolido pelo pântano.

10 - VULCÃO CORUPÁ

• Vulcão de Corupá
Os antigos moradores passam para as novas gerações a informação de que Corupá está dentro do buraco de um vulcão e de que na região do bairro Ano Bom existem pedras vulcânicas.De acordo com o morador de Corupá, Miguel Alves, de 66 anos, sempre existiram pedras vulcânicas entre Corupá e São Bento do Sul, porém, nunca ninguém deu atenção ao fato. Ele afirma que quem for à localidade Morro da Igreja poderá ver grandes e pequenas pedras provenientes do vulcão. O geólogo Normando Zitta explica que há milhões de anos existia um pequeno vulcão na região sim, porém, hoje não há atividade vulcânica nenhuma. Segundo Zitta, as rochas estão bem consolidadas e a região não é uma área vulcânica, não apresentado potencial para esse tipo de erupção e grandes temores.