Ministério Público Federal está funcionando em novo endereço em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

01/12/2017 - 14:12 - Atualizada em: 01/12/2017 - 14:49

A sede da Procuradoria da República em Jaraguá do Sul conta com um novo endereço a partir desta semana. O Ministério Público Federal (MPF) inaugurou na quarta-feira (29) o local, juntamente com o procurador chefe do órgão em Santa Catarina, com o secretário-geral do MPF e outros 30 procuradores que atuam no Estado. A unidade está localizada no 11º andar do edifício Blue Chip, na rua João Planincheck, bairro Jaraguá Esquerdo.

A estrutura possui 615 metros quadrados, 11 salas para atendimento e 15 profissionais para auxiliar o público. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O procurador Claudio Valentim Cristani, responsável pela Procuradoria de Jaraguá do Sul, destaca que o órgão se instalou no município em 2004. O último endereço era na rua Ângelo Schiochet.

“O espaço agora é totalmente acessível e nos possibilita atender com conforto todos que procurarem pelo serviço do Ministério Público, seja por questões sociais ou penais”, enfatiza. O órgão é responsável pelo zelo ao regime democrático e pelos valores sociais, incluindo a defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais, individuais, do patrimônio público e social, do meio ambiente, entre outros.

O MP também trabalha no controle externo da atividade policial. Trata da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação.

Desde quarta-feira, a unidade também está sediando a Reunião Estadual do Colégio de Procuradores da República. São 15 estruturas espalhadas por Santa Catarina. Na pauta, estão questões administrativas do órgão. O evento termina nesta sexta-feira (1º) com a presença do o secretário jurídico e de documentação da Procuradoria Geral da República, Luiz Campião.