Mau tempo não impede público de celebrar os 142 anos de Jaraguá do Sul

Foto: Eduardo Montecino | OCP News

Por: Elissandro Sutil

25/07/2018 - 18:07 - Atualizada em: 25/07/2018 - 18:54

Foi com o aplauso de milhares de pessoas que Jaraguá do Sul recebeu os parabéns pelos 142 anos nesta quarta-feira (25). O coro, puxado por bandas de escolas municipais, tomou conta do pavilhão B do Parque Municipal de Eventos e antecedeu a distribuição de 142 quilos de bolo.

Sem o desfile comemorativo, cancelado por causa do mau tempo, a programação de aniversário começou às 15h, com o Encontro de Etnias. Brinquedos infláveis para as crianças e barracas vendendo comidas e bebidas eram outro atrativo para a população.

Milhares de pessoas foram ao Parque de Eventos conferir de perto a programação. Foto: Eduardo Montecino/OCP News

A pequena Giovana Erni, 7 anos, foi para a festa com trajes típicos germânicos. Ela ia compor o grupo da Schützenfest no desfile, mas nem por isso deixou de aproveitar a comemoração. Segundo os pais, Micheli e Cristiano Erni, a família costuma participar dos eventos festivos para manter as tradições.

“Está tudo muito bonito e bem organizado. Vamos ficar mais tempo para curtir todas as atrações”, comenta o pai.

Outra presença garantida na festa de aniversário da cidade é a aposentada Lusima Klein, 73 anos. Ela recorda que participou de muitos desfiles quando era criança e nesta quarta, ia participar representado o grupo de terceira idade que faz parte.

Parte do desenvolvimento de Jaraguá ao longo dos anos, ela avalia que o município é um excelente lugar para morar. “Aqui é bem tranquilo, mesmo com o crescimento da população. Adoro morar aqui e não penso em me mudar”, destaca Lusima.

Mas nem só os nativos da cidade prestigiaram a festa. O aposentado Pedro Lucas da Silva, 61 anos, esbanjou simpatia pelos corredores junto da neta Luisa da Silva, de 4 anos. Ele é natural de São Paulo, mas veio para cá há dois anos para ajudar os filhos.

Luisa saboreou com entusiasmo o bolo de aniversário. Foto: Eduardo Montecino/OCP News

“Nós já amamos a cidade”, observa Silva. Companheira inseparável do avô, Luisa chegou cedo para brincar na área de recreação e se deliciou com um pedaço de bolo.

A aposentada Cida Santos, de 68 anos, também estava acompanhada de uma criança. Ela estava cuidando da filha de uma amiga que trabalhava na festa de aniversário. “Eu e a Yara estamos aproveitando bastante, a festa está muito boa”, completa.

O Núcleo da Panificação e Confeitaria da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) e Apevi (Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu) foi responsável pela doação dos bolos. O núcleo conta com empresas de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Corupá.

Prefeito Antídio Lunelli deu início a divisão dos 142 quilos de bolo. Foto: Eduardo Montecino/OCP News

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli agradeceu as entidades e a população que compareceu em peso na celebração. Em seu discurso, também homenageou os colonos pelo Dia do Colono – que também é nesta quarta-feira -, e pela contribuição histórica à Jaraguá. Os primeiros pedaços do bolo foram entregues pelo prefeito para uma criança e um idoso que estavam no local.

Após a distribuição do doce, a banda In Natura começou a tocar. O grupo foi um preparativo para o show nacional do Nenhum de Nós, que que embala o público a partir das 19 horas.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?