Milhares de peixes aparecem mortos em rio de Joinville

Peixes foram vistos na manhã desta quinta-feira (11) | Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

11/02/2021 - 19:02 - Atualizada em: 12/02/2021 - 11:35

Desde a manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (Sama) trabalha na coleta de informações para identificar o que pode ter causado a morte de milhares de peixes no Rio Cachoeira.

Técnicos da Unidade de Fiscalização estiveram no local e não encontraram indícios de que a água tenha sido contaminada com produto químico. Amostras da água foram coletas e passarão por exames laboratoriais na tentativa de identificar a causa da mortandade.

 

 

“A suspeita é que possa ter acontecido um desequilíbrio ambiental durante o movimento de maré, na madrugada, e que o encontro da água doce com a salgada possa ter interferido na oxigenação”, explicou a secretária Schirlene Chegatti.

De acordo com o relato dos moradores, os peixes apareceram nesta manhã, o que reforça a possibilidade de que o fenômeno tenha acontecido durante a noite.

Técnicos da prefeitura tentam descobrir a causa das mortes | Foto: Divulgação

Nesta tarde, devido ao nível da maré, boa parte do cardume se dispersou. Por este motivo, não foi necessário fazer a remoção dos animais. Técnicos da Prefeitura de Joinville vão continuar fazendo o monitoramento da área.