Mil litros de resíduos são recolhidos em caminhada da Semana Lixo Zero

Semana Lixo Zero da Embraco começou na sexta-feira | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

20/10/2018 - 13:10 - Atualizada em: 20/10/2018 - 13:30

Foi dada a largada oficial à 5ª edição da Semana Lixo Zero de Joinville, que vai até o dia 28 de outubro. A abertura ocorreu nesta sexta-feira (19) na ADE (Associação Desportiva Embraco), onde mais de 100 pessoas se reuniram para uma caminhada com recolhimento de lixo, prática conhecida como plogging. Resultado: 1000 litros de resíduos recolhidos em trecho percorrido no bairro Costa e Silva, zona Norte da cidade.

Na saída da ADE, cada participante ganhou uma luva e um saco plástico para depositar os resíduos. Carros de apoio e agentes de segurança acompanharam todo o trajeto. Após a caminhada, o material foi separado e somente o que não for reciclável será encaminhado para o aterro sanitário.

Resultado: 1000 litros de resíduos recolhidos em trecho percorrido no bairro Costa e Silva, zona Norte da cidade | Foto Divulgação

O presidente da ADE e diretor de Operações Brasil na Embraco, Claudemir dos Santos, participou da caminhada e fez questão de destacar que a iniciativa tem tudo a ver com a cultura de lixo zero da Embraco e impacta positivamente na qualidade de vida das pessoas.

Além da Associação Desportiva Embraco e organização da Semana Lixo Zero Joinville, a ação conta com apoio da Metronorte Concessionária Chevrolet, Embraco Runners e Coletivo de Limpeza Voluntário de Rios, Mangues e Praias de Joinville. A Semana Lixo Zero é organizada na cidade pela Rastro Soluções Sustentáveis em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil.

O que significa ser lixo zero?

Significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviados para o aterro sanitário da cidade.

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

A 5ª edição da Semana Lixo Zero Joinville está com várias atividades em vários pontos da cidade. Serão cerca de 70 programadas para ocorrer até o próximo dia 28. Neste ano, a Semana vai trabalhar o tema “Ser Lixo Zero é uma Atitude Cidadã”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

Quer receber as notícias no WhatsApp?