Microrregião atinge meta nacional de vacinação
Geral
sábado, 04:00 - 21/05/2016

Os cinco municípios da região atingiram a meta nacional, de 80% do grupo prioritário, da campanha contra Influenza. Segunda a gerente da Regional de Saúde, Aline Mainardi, cerca de 36 mil pessoas já haviam se vacinado nos municípios que compõem a Regional de Saúde, o que na média geral corresponde a 87,16% do montante mapeado.
A campanha, no entanto, não será prorrogada pelo Ministério da Saúde. Mas é possível continuar a se vacinar – até acabarem as doses do estoque. “Quem ainda não se vacinou e quer tentar encontrar ainda a vacina, deve procurar os postos de saúde”, avisa a gerente.
Levantamento preliminar feito pela 24ª Regional de Saúde de Jaraguá do Sul apontava que a corrida para os postos se intensificou a partir da tarde de ontem, no encerramento oficial da campanha, que no Estado iniciou em 25 de abril.
O fotógrafo Elígio Galliani, 46 anos, levou o caçula, Lucas Gabriel, de três anos, para se vacinar na sexta-feira, na unidade de saúde central da Rua Reinoldo Rau. “Soube no jornal que sexta era último dia e decidi trazer o meu filho para vacinar. Esses dias ele estava resfriado e procurei esperar, por isso vim agora”, disse.
A enfermeira responsável pela unidade, Marina Fogaça, confirmou que até ontem haviam 500 doses da vacina contra a Influenza em estoque. Ela confirma que dentre os grupos considerados prioritários, as gestantes tiveram menor comparecimento, situação que se repetiu nas demais unidades. Até a quarta-feira (18), 1.024 grávidas haviam sido vacinadas em Jaraguá do Sul, o que corresponde a 56.7% da meta. “Nos demais grupos, todos atingiram pelo menos a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%”, assinala Marina Fogaça.
×