Após a divulgação de informações levantando a possibilidade de um furacão em Santa Catarina na próxima semana, as meteorologistas, Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, ressaltaram que não há previsão no momento para o fenômeno. Segundo elas, trata-se de notícias "alarmistas e sensacionalistas".

 

“Na próxima semana, dias 05 a 07, um sistema de alta pressão estará predominando na costa Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente) na faixa leste do estado, provocando chuva mais persistente e totais mais elevados no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde o acumulado pode superar os 100mm”, explicaram.

 

Total de chuva previsto para os dias entre 06 e 10/04/2021


A partir do dia 08, um sistema de baixa pressão se forma no oceano, próximo ao litoral entre SP e RJ, com deslocamento para alto mar.

 

“Ressalta-se que ambos os sistemas previstos para a próxima semana são característicos dessa época do ano e com atuação dentro da normalidade. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais”, orientaram.

 

Confira a previsão*


Sexta-feira (02/04):


Tempo:
sol e algumas em SC. No Litoral Sul chuva no decorrer do dia, estendendo-se a Grande Florianópolis e Litoral Norte na tarde e noite.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão em SC. Ciclone extratropical afastando-se para alto mar.

Sábado (03/04):

Tempo:
ensolarado em boa parte de SC, com variação de nuvens e condição de chuva fraca e isolada no Litoral e Vale do Itajaí, devido a circulação marítima.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em todas as regiões, com condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Domingo (04/04):

Tempo:
sol entre nuvens em SC. Apenas no Litoral Norte há condição de chuva fraca e passageira, no início e fim do dia, devido a circulação marítima.
Temperatura: amena ao amanhecer e mais elevada durante o dia.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (05/04):

Tempo:
na Grande Florianópolis e norte do estado, mais nuvens com chuva no decorrer dia, devido a circulação marítima que intensifica. No oeste e sul do estado, sol e pancadas de chuva com trovoadas isoladas a partir da tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

*Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)