Meteoro cruza o céu do Sul do Brasil a mais de 70 mil km/h

Um meteoro luminoso cruzou o céu do Paraná a 70 mil quilômetros por hora na noite da última quinta-feira (8). As câmeras da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) e do Clima ao Vivo registraram o bólido.

O meteoro foi visto em ao menos quatro estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Confira os registros do bólido que as câmeras do Clima ao Vivo registraram:

Diversas pessoas relataram nas redes sociais terem visto o meteoro com tom esverdeado cruzando o céu. As câmeras allsky do Porjeto Ícaro em Ourinhos, em São Paulo e Ponta Grossa, no Paraná, também registraram o bólido.

Um detalhe, que pode ser visto na imagem abaixo, é que há um rastro menor que foi circulado em vermelho. Trata-se do Telescópio Espacial Hubble, que passava no céu no momento da captura.

Foto: Reprodução/Projeto Ícaro / Luiz Duda (instagram.com/myskybr)

Segundo a Bramon, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 97,1 quilômetros de altitude sobre o município de Jaguariaíva, no Paraná. Numa velocidade de 71,7 mil km/h, percorreu 126 quilômetros de distância em 6,4 segundos, e desapareceu a 53 quilômetros de altitude, sobre Imbituva, também no Paraná.

Ainda não foram feitos os cálculos de massa do meteoro, mas a Bramon estima que seja algo com cerca de 30 quilos, do tamanho de uma bola de futebol.