Melhores da robótica de Jaraguá do Sul são premiados em festival

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/12/2017 - 09:12 - Atualizada em: 08/12/2017 - 09:28

Mais de 150 alunos de cinco escolas municipais de Jaraguá do Sul participaram na quinta-feira (7) do 1º Festival de Robótica na Escola, uma competição envolvendo disputas com robôs utilizando kits de robótica Lego. O evento ocorreu no 3º piso do Jaraguá Park Shopping.

Os kits de robótica estão atualmente presentes em cinco escolas municipais e fazem parte do projeto Robótica na Escola. Durante as aulas, são empregadas metodologias que estimulam alunos e professores a planejar, criar e trabalhar em equipe, exercitando a paciência e a disciplina frente às situações-problema.

O festival, explica o professor e organizador da competição, Juliano Cristofolini, tem como objetivo socializar os trabalhos desenvolvidos durante o projeto. Na prova, que resultou em entrega de medalhas e troféus, foi analisada a precisão dos robôs e sua autonomia em executar determinadas tarefas.

 Na prova, que resultou em entrega de medalhas e troféus, foi analisada a precisão dos robôs e sua autonomia em executar determinadas tarefas | Foto Eduardo Montecino/OCP

Para o ano que vem, o projeto da Secretaria Municipal de Educação é disponibilizar 50 novos kits de robótica educacional, em um investimento estimado de R$ 160 mil. Desta forma, mais escolas terão a oportunidade de trabalhar com o projeto e haverá a divisão de turmas em iniciantes e avançados.

Juliano explica que o projeto existe na rede municipal desde 2008 como robótica educacional. Neste formato, os alunos desenvolviam projetos incluindo a robótica. A partir deste ano, o projeto passou a denominar-se Robótica na Escola e a metodologia se aproxima com as empregadas nas Olimpíadas de Robótica Brasileira. Foram propostos três desafios e os alunos, com orientação dos professores criaram soluções para os desafios propostos e, no Festival de Robótica, as escolas se reuniram para apresentar seus protótipos.