O uso racional de medicamentos, a conscientização quanto à eficácia farmacológica e as possibilidades alternativas como prática de atividade física ou mudança de hábitos alimentares foram debatidos na capacitação que a Secretaria da Saúde de Joinville realizou neste semana envolvendo médicos da atenção primária e farmacêuticos.

Na terça e quarta-feira, cerca de 150 profissionais debateram prescrição, indicações e efeitos dos fármacos disponibilizados nas unidades de atenção básica.

Foram palestrantes o médico cardiologista Clovis Hoepfner, a médica geriatra Francisca Scoralick e a farmacêutica Roberta Colnago. Além dos aspectos técnicos como indicações, efeitos e interação medicamentosa, os médicos e farmacêuticos reviram detalhes do funcionamento da assistência farmacêutica nas unidades de saúde.

Realizada no auditório da Faculdade Anhanguera, a capacitação foi proposta pela Gerência de Assistência Farmacêutica e Laboratório para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, instituído no dia 05 de maio. A partir desta iniciativa, a capacitação passa a integrar o calendário de ações da Secretaria da Saúde na qualificação dos serviços prestados à comunidade.