O prefeito, médico e atual secretário de Saúde de Capivari de Baixo, Dr. Vicente Corrêa Costa, atendeu diversos pacientes na unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Lúcia durante essa sexta-feira.

O serviço foi necessário porque faltam alguns profissionais de medicina nos postos da cidade, uma realidade de muitos municípios da região. No entanto, a prefeitura já iniciou um processo de contratação imediata de quatro clínicos-gerais.

Enquanto isso, Dr. Vicente fará um rodízio nas ESF's que necessitarem de médico, dando o apoio necessário a pacientes em todas as comunidades.

“É importante ter um médico no posto, independente de quem for. Retirei um câncer recente e faço acompanhamento aqui na Santa Lúcia. Hoje fui consultado pelo prefeito, que é da área e sabe dar o encaminhamento necessário para o tratamento”, avalia o morador da comunidade, Robson Gerardi.

“Os atendimentos que prestarei nas unidades ESFs não atrapalharão minhas funções de prefeito e de secretário. É temporário e prosseguem somente até fecharmos nossa equipe médica, o que deverá ocorrer já nos próximos dias. Também não há ônus à municipalidade”, realça Dr. Vicente.

Ele divide sua gestão de chefe do Executivo capivariense com a função de secretário da Saúde, inicialmente por 30 dias - sendo prorrogável por igual período. Formou-se em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, e fez residência em Pediatria no Hospital Maternidade Jaraguá (HMJ), em Jaraguá do Sul.

Sobre o processo de contratação, alguns currículos já chegaram à Secretaria de Saúde na quinta e sexta-feira, e novos profissionais devem ser admitidos em poucos dias.