Um projeto de Residência Médica orientado por Luciana Tricai Cavalini, médica da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro de Gaspar, está entre as 11 experiências finalistas do “Prêmio Atenção Primária à Saúde (APS) Forte para o SUS: Acesso Universal”. O concurso busca valorizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, foram mais de 1,2 mil inscrições em todo o país.

Na próxima terça-feira (29), Luciana estará em Brasília, a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para participar da apresentação final do projeto na cerimônia de premiação. As experiências estão em análise por um time de jurados composto por especialistas e jornalistas, entre os quais o médico Drauzio Varella e o apresentador Chico Pinheiro. Os autores dos três melhores projetos ganharão uma viagem de estudo internacional.

O programa em que Luciana é orientadora existe desde 2016. A médica relata que conheceu o projeto antes de iniciar suas atividades profissionais em Gaspar e ficou impressionada com a qualidade da formação oferecida para residentes. A iniciativa consiste em ampliar e qualificar o programa de Residência Médica em Medicina Familiar no acesso à Atenção Primária em diferentes municípios de Santa Catarina.

“O modelo descentralizado em vários municípios do estado não apenas coloca o médico residente em contato direto com a realidade da saúde dos catarinenses, mas também qualifica a atenção básica dos municípios participantes, que vão contar com um profissional jovem e motivado com a Saúde da Família”, destaca.

Em 2018, a Prefeitura de Gaspar decidiu implantar o projeto na cidade. Desde o início deste ano, a rede municipal de saúde oferece duas vagas para médicos residentes. “Estamos muito felizes e orgulhosos de ter profissionais tão capacitados atuando na nossa saúde. A seleção de um projeto pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde demonstra que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB).

Quer receber as notícias no WhatsApp?