Teve início nesta segunda-feira (19), o período de matrículas nas escolas estaduais de Santa Catarina. A expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede.

Este período, que segue até sexta-feira (23), será a primeira oportunidade de matrículas. Um novo momento para o pleito de vagas está agendado entre 4 e 7 de fevereiro do ano que vem. No entanto, a gerente regional de Educação Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff faz um apelo para que os pais procurem as escolas nesta semana.

Segundo Cristiana, a intenção é facilitar todo o processo de contratação de professores e ACTs. "Se os pais deixarem para matricular somente em fevereiro, temos pouco tempo para organizar nossas equipes para lecionar", explica.

Carteira de vacinação obrigatória

Uma novidade no processo de matrículas deste ano é a exigência da carteira de vacinação das crianças e adolescentes. "Nós sempre solicitamos este documento, mas agora a apresentação dele é obrigatória", conta a gerente regional de Educação.

A obrigatoriedade é resultado da parceria entre as gerencias regionais, Ministério Público e secretarias de educação dos municípios e tem a intenção de incentivar a imunização. "Caso os pais não levem a carteira no momento da matrícula, há um prazo de 30 dias para apresentar", afirma Cristiana.

Zoneamento escolar mantido

Ao contrário da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, que realizou mudanças no zoneamento escolar recentemente, as escolas da rede estadual mantém suas demarcações tradicionais. "É um zoneamento que seguimos há muitos anos e que todos conhecem bem", garante Cristiana.

A indicação é que os pais procurem a escola mais próxima de sua residência para matricular os filhos. Eles serão informados de uma alternativa caso não haja vagas na unidade, situação que, segundo a gerente, é muito difícil de acontecer.

Filas desnecessárias

A gerente regional de Educação Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff comentou as queixas sobre formação de filas. "O aglomero é desnecessário, pois há vagas para todos os alunos", garante.

Segundo ela, o que motiva as filas é a busca por um turno específico. "Vale lembrar que nós ofertamos a vaga para o aluno estudar, independente do turno", explica.

Documentos para matrícula

Veja os documentos necessários para o processo de matrícula:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade;
  • Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;
  • Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
  • 1 foto 3x4; (opcional)
  • Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
  • Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

As aulas na rede estadual de ensino em Santa Catarina começam no dia 12 de fevereiro de 2019.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?