Massa de ar polar se aproxima de SC e restante da semana deve ter frio intenso

Foto Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Por: Felipe Elias

05/05/2020 - 11:05 - Atualizada em: 07/05/2020 - 10:19

A passagem de uma intensa massa de ar polar pelo Sul do Brasil, prevista a partir desta quarta-feira (6), deve derrubar os termômetros e provocar geadas em diversas regiões de Santa Catarina, alerta a Defesa Civil do Estado.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), as madrugadas de quinta (7), sexta (8) e sábado (9) serão muito frias, com temperaturas mínimas que podem chegar a -5°C nas áreas mais elevadas do estado.

Há condição para formação de geada nas regiões do Alto Vale do Itajaí, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana.

Neste período, a meteorologia prevê a ocorrência de temporais em algumas localidades, sobretudo na porção Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e risco de alagamentos costeiros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

Cuidados que devem ser tomados

A Defesa Civil recomenda a atenção de todos, principalmente em relação à população mais vulnerável, como crianças e idosos, por conta das doenças causadas pelo frio. São comuns sintomas de gripe, resfriados, pneumonia e a queda da imunidade, deixando-os mais suscetíveis a problemas respiratórios, inclusive ao novo coronavírus.

Para se proteger, é essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul