Confira a previsão do tempo para os próximos dias no estado de Santa Catarina, que tem possibilidade até mesmo de neve:

Calor: o final de semana e segunda-feira (26) com predomínio de sol e calor com temperaturas próximas dos 26ºC e 30°C durante a tarde com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

Volta das chuvas: o ingresso de uma frente fria organiza diversas áreas de instabilidades na terça-feira (27), com chuva acompanhada de trovoada e risco de alguns temporais localizados (chuva forte, granizo, raios e ventania).

Frio novamente: uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre a quarta (28), quinta (29), sexta (30) sábado (31) e domingo (1º) promovendo dias gelados e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte, onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC.

Formação de geada ampla entre as madrugadas, manhãs e noites com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.

Chance de neve: há chance de neve e chuva congelada para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre a madrugada e à manhã da quinta-feira (29) devido ao ar polar e úmido na baixa atmosfera, mas não é possível afirmar com certeza.

“As projeções desta quinta-feira (22) mostram uma janela com possibilidade de para a próxima quinta-feira (29), mas ainda é muito longe. Para definir melhor, somente com 48 horas de antecedência", explicou o meteorologista Piter Scheuer.

Condição propícia para a formação de sincelo nos Morros mais elevados do topo do Planalto Sul.

Temperatura: máximas (auge do frio) variando entre 6ºC e 9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9ºC e 11ºC no Planalto Norte, 0ºC e 4ºC no Topo da Serra, 3ºC e 6ºC na região de Lages, 10ºC e 13ºC no Litoral Sul e entre 13ºC e 16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

No pico do frio, mínimas oscilando entre -7ºC e 0ºC na maior parte de SC com destaque para as áreas frias do Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Mínimas entre -11ºC e -8ºC no Topo da Serra e Campos de Palmas ou até menos. É possível a quebra de recorde em várias estações meteorológicas.

Fica o alerta para a formação de gelo em vários pontos nas rodovias em SC do Oeste aos Planaltos durante a madrugada e manhã.

Agricultura: bananicultores, fumicultores (evitar o transplante, se possível), hortas comerciais, plantas ornamentais, frutas tropicais (maracujá entre outras culturas), variedades precoces de frutas de clima temperado terão risco alto de danos intensos por geada e vento gelado (geada negra). Também atenção na piscicultura tropical (elevar o nível do açude, se possível), maquinário agrícola (uso de anticongelante ou locais protegidos do frio intenso) na maior parte de SC.

Danos no trigo precoce (em fase reprodutiva). Também congelamento de água nos canos.

Atenção à população carente, especialmente aos moradores de rua nas grandes cidades de SC. Risco de hipotermia.

*Com informações de Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.