
Massa de ar frio avança com força deixando temperaturas mais baixas no fim de semana
Geral
sábado, 06:30 - 29/04/2017

Por Dyovana Koiawaski | Foto Eduardo Montecino
No amanhecer da sexta-feira (28), os catarinenses sentiram na pele a chegada do clima frio com o registro de temperaturas mais baixas. Em Jaraguá do Sul, pelas 6 horas da manhã o termômetro chegou aos 7°C. O frio só foi amenizado pelo sol, que permaneceu firme durante todo o dia em um céu azul.
Mesmo os moradores que não verificaram a previsão do tempo antes de sair de casa retiraram os agasalhos dos armários para se aquecer. Fernanda Bruns, moradora do bairro Vila Lenzi, estava cedo no calçadão da avenida Marechal Deodoro da Fonseca procurando por roupas de inverno. “O frio está chegando devagarzinho, mas já vou me preparar. Esta é minha estação preferida, porque gosto de aproveitar para ficar em casa descansando”, conta.
A temperatura mais baixa registrada durante a sexta-feira foi em Bom Jardim da Serra, que marcou -4,9°C. Neste sábado (29), uma massa de ar frio e seco continua predominando no Estado e deixando as temperaturas mais baixas, principalmente na madrugada e pela manhã, com mínimas negativas e geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto. A máxima deve ser de 20°C e a mínima de 10°C em Jaraguá. O dia será ensolarado, o que deixa o clima mais agradável no fim da manhã e começo da tarde.
No domingo (30) e na segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, o tempo será seco e com sol. No Litoral e na região Norte as nuvens aumentam em função dos ventos úmidos que sopram do mar, porém, a chance de chuva é pequena.
As temperaturas não devem ultrapassar os 20°C pelo menos até terça-feira, com mínima permanecendo em torno dos 9°C. Depois, a massa de ar frio vai perder força e, conforme o meteorologista Erikson de Oliveira, as condições de chuva ficam mais altas, com aumento da nebulosidade.
Para quarta e quinta-feira, há previsão de chuva em todas as regiões de Santa Catarina, em função do deslocamento de uma nova frente fria. Outra massa de ar frio e seco deve manter o tempo estável com temperatura mais baixa no próximo fim de semana. “As massas de ar frio passam a ser mais frequentes, podendo ocorrer até três vezes por mês e ficarão cada vez mais intensas. O clima é totalmente típico para a época”, avalia Oliveira.

×