Maré astronômica atinge litoral catarinense neste fim de semana

Ondas podem causar destruições de edificações da orla catarinense | Foto Klebber Foggiatto Arquivo/Divulgação

Por: Windson Prado

02/08/2019 - 12:08 - Atualizada em: 02/08/2019 - 12:52

A Defesa Civil estadual emitiu um boletim de alerta devido à previsão de maré astronômica que deve atingir a costa catarinense entre esta sexta-feira (2) e domingo (4). Há riscos de alagamentos. O mar agitado também gera ressaca em todo o litoral. Ondas podem passar dos três metros.

O pico da maré deve ser mais alto do que o observado nos dias anteriores, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Como o mar estará agitado, não é recomendada a navegação e nem atividades de pesca. Os técnicos dão dicas para evitar os efeitos da ressaca, como proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção também para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

As recomendações, nos casos dos alagamentos, são evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Saiba mais:

Maré Astronômica : é um fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água que tem uma ligação com o mesmo (estuários, lagunas, etc.). A maré astronômica resulta da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. A tábua de marés fornece a altura da maré astronômica na baixa-mar (maré baixa) e na preamar (maré alta) e a hora em que elas ocorrem em um determinado local. No Brasil, a tábua de marés é elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

Fonte: Defesa Civil de Itajaí

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger