A Defesa Civil divulgou alerta para risco de alagamento entre este sábado (14) e segunda-feira (16) em função da maré alta nas regiões mais baixas do Litoral Catarinense. Este fenômeno, explica o órgão, é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e às ondas altas (1,5 a 2,0 m) geradas pela passagem de uma frente fria e por um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil. LEIA MAIS: Epicentro de tremor sentido na Grande Florianópolis ocorreu a 35 km da costa Recomenda-se especial atenção para os horários e locais mais baixos da costa que comumente registram este fenômeno: proximidades da Rodovoa Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. Confira a tabela com os horários de maré alta no site da Defesa Civil.

A previsão do tempo para este sábado e domingo, segundo a Epagri/Ciram , é de nuvens com condição de chuva na madrugada e início da manhã no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, e aberturas de sol no decorrer do dia.

No Litoral e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva a qualquer hora, alternando com períodos de melhoria. O sol deve se manter mais presente a partir de quarta-feira.

As temperaturas são mais amenas do Planalto ao Litoral, subindo mais no Oeste.