Mapa do zoneamento escolar de Jaraguá do Sul agora pode ser consultado online

Mapa poderá ser consultado por pais | Foto Renan Reitz/OCP News

Por: Elissandro Sutil

16/10/2018 - 05:10

Alvo de muitas discussões e críticas, o zoneamento escolar efetivamente implantado em Jaraguá do Sul em 2017 ganhou um novo recurso que foi apresentado na manhã desta segunda-feira (15).

O sistema online de Zoneamento Escolar permite a consulta ao mapa que delimita a área de cobertura de cada uma das escolas municipais e centros municipais de educação infantil, além das escolas estaduais.

O sistema, que pode ser acessado aqui, possibilita aos pais e profissionais da área da educação identificar quais os limites para matrícula dos estudantes. Ou seja, é possível visualizar com clareza em qual escola o estudante deve ser matriculado.

O secretário de Educação, Rogério Jung, ressaltou o quão importante se torna a ferramenta para agilizar todo o processo de verificação evitando, inclusive, equívocos no momento da matrícula, além de levar conforto para os pais que podem realizar a consulta de casa.

“É uma ferramenta muito mais prática para o secretário que antes precisava ficar olhando o mapa. Além disso, com esse sistema o pai pode verificar de casa qual é a escola do seu zoneamento”, ressaltou.

O secretário explicou ainda que o zoneamento era realidade antes de 2017, mas muitas exceções eram abertas, o que tornava o sistema ineficiente.

Desde o ano passado, as delimitações têm sido respeitadas, garantiu, o que torna, segundo ele, o sistema educacional mais assertivo proporcionando uma reorganização. “Hoje, todas as escolas que temos nos bairros dão conta da demanda”, afirmou.

Jung reclamou da falta de responsabilidade do Estado, que “empurrou” para o município a maior parte do atendimento da educação básica, isentando-se de oferecer vagas suficientes.

“Jogaram a responsabilidade para o município, superlotando nossas escolas”, disse. A fala foi reiterada pelo prefeito Antídio Lunelli que  reforçou a necessidade da coparticipação entre município e governo estadual.

Como consultar

Passo a passo para acessar o Sistema Online de Zoneamento Escolar:

  1. Acesse o site clicando aqui;
  2. Clique na lupa;
  3. Digite o nome da rua onde mora;
  4. Ao clicar na rua selecionada, aparecerá o nome da escola pertencente a zoneamento, onde o aluno deverá ser matriculado.

Matrículas online

Além do sistema de verificação do zoneamento, a secretaria deve lançar o sistema de matrículas on-line, que deve ser testado no segundo semestre de 2019 e a expectativa é de que as matrículas para o ano letivo de 2020 já possam ser feitas pelo novo sistema.

“Acredito que em junho ou julho do ano que vem, nós já vamos começar os primeiros testes, pegando uma escola para fazer testes de rematrícula e acredito que para o próximo ano vai ser totalmente online facilitando a vida dos profissionais da educação como dos pais que procuram se matricular na rede municipal”, finalizou o secretário.

Quer receber as notícias no WhatsApp?