Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais uma vez, AMREC é classificada como gravíssima em risco potencial para a Covid-19 em SC

Por: OCP News Criciúma

20/08/2020 - 19:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 19:17

Pela sexta semana consecutiva, a Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC) é classificada como gravíssima na matriz de avaliação de indicadores de risco potencial para a Covid-19, em Santa Catarina.

A região é a única do Sul catarinense a permanecer nesta classificação. O Extremo Sul catarinense e a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) foram reclassificados para risco potencial grave.


Na semana anterior, todo Sul Catarinense era considerado gravíssimo no mapa de contágio do novo coronavírus no Estado.

Orientação

A chamada Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 visa orientar a regionalização e descentralização das ações relacionadas à contenção da pandemia em Santa Catarina.

Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de 8 indicadores em 4 dimensões de prioridade de atuação local, que são:

  • Isolamento Social
  • Investigação, testagem e isolamento de casos
  • Reorganização de fluxos assistenciais e
  • Ampliação de leito

A AMREC atinge o nível máximo em três dos quatro níveis.

Transporte coletivo

Ao contrário do que vinha ocorrendo até então, com decreto, por parte do Governo do Estado, que suspendia o transporte coletivo para a região que fosse classificada como gravíssima, a atividade retornará nos 12 municípios carboníferos ao fim do último decreto.

Os ônibus, então, voltarão a circular na próxima segunda-feira (24). A decisão foi tomada em reunião com os prefeitos na quarta-feira (19).

“O município de Criciúma fez a apresentação de um estudo que mostra que o transporte público não teve relação com o aumento no número de casos, então os prefeitos deliberaram pela volta do transporte público”, afirmou o diretor da AMREC, Giovanni Dagostin.

Novas deliberações

Na reunião, os gestores reafirmam ainda as medidas de prevenção e de cuidados contra a Covid-19 e mantiveram em vigor as medidas já adotadas em âmbito regional, aprovadas na reunião do dia 30 de junho.

Aos municípios

Alem disso, em nova portaria publicada na última semana, o Governo do Estado repassou aos municípios a tomada, em conjunto, de forma regionalizada, de decisão sobre a suspensão, ou não, de serviços ou atividades de acordo com a situação local da pandemia.

Confira

 


Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.