Mais uma região do Vale do Itajaí é classificada como risco “gravíssimo” para Covid-19

Por: Felipe Elias

30/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 30/07/2020 - 10:53

Conforme classificação de risco da pandemia do coronavírus, atualizada nesta semana pelo Governo de Santa Catarina, a região do Alto Vale do Itajaí, que inclui cidades como Rio do Sul, Ituporanga, Taió e Ibirama, entrou no nível considerado “gravíssimo”, o último na escala.

A metodologia foi adotada pela Secretaria de Estado da Saúde no início de junho, para auxiliar as prefeituras catarinenses na tomada de decisões sobre a liberação ou restrição de atividades. Agora, com a disparada do número de casos e óbitos pela Covid-19, a região recebeu a pior classificação, que leva em conta o índice de isolamento social, a ampliação dos leitos de UTI, a testagem da população e o fluxo de atendimento nos serviços de saúde.

Com isso, todo o Vale do Itajaí passa a se enquadrar como risco potencial “gravíssimo” – os municípios do Médio Vale e da Foz do Rio Itajaí já estavam avaliados na pior escala. De acordo com o Estado, a região contabiliza mais de 25 mil casos e 347 óbitos relacionados ao coronavírus – todas as cidades registram moradores infectados.

No nível gravíssimo, as prefeituras são orientadas a adotar medidas mais rígidas de restrição da circulação de pessoas e funcionamento de serviços considerados não essenciais, para frear a rápida disseminação do vírus.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul