A Arteris Litoral Sul iniciou nesta sexta-feira (26) as obras de construção da nova Área de Escape da rodovia BR-376, no km 667,3, em Guaratuba-PR. O novo dispositivo será mais um recurso de segurança para utilização dos motoristas em caso de perda de controle dos veículos pesados na descida da Serra do Mar. No total, R$ 19,4 milhões serão investidos pela concessionária na obra que tem duração prevista de 12 meses.

Nesta primeira etapa a concessionária trabalha no local com a preparação do terreno e mobilização do canteiro de obras. Esta será a segunda Área de Escape construída pela Arteris Litoral Sul na Serra da BR-376, que se inicia no km 656 e se estende até o km 675, com declive de altitude de 710 metros.

O primeiro dispositivo está localizado no km 671 e já evitou 202 acidentes desde sua inauguração em agosto de 2011. Já a nova Área estará localizada no km 667,3, ponto que antecede a série de curvas que incluem a “curva da Santa” – km 668,5.

A nova Área de Escape será construída no lado esquerdo da via, com faixa de aproximação de 500 metros para entrada, caixa de cinasita para frenagem dos veículos com 150 metros de extensão, e duas faixas laterais para operação e transbordo. Além disso, o novo dispositivo também contará com um pórtico rolante automatizado – estrutura similar a utilizada para movimentação de containers com objetivo de auxiliar na retirada dos veículos da caixa de escape.

O investimento da Área de Escape é mais uma iniciativa da concessionária para proporcionar maior segurança na BR-376 – região por onde circulam cerca de 40 mil veículos por dia. Em 2018 a Arteris Litoral Sul também inaugurou a iluminação com tecnologia LED nesta região, entre os quilômetros 663 e 678.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?