Piso de concreto e uma cobertura metálica que trazem mais segurança e estimula a prática esportiva na comunidade escolar. O bem-estar e a formação integral dos alunos foi o que levou a Prefeitura de Criciúma a construir novos ginásios nas escolas municipais e que somam um investimento de mais de R$ 20 milhões. Os novos espaços vão atender mais de 5 mil alunos.

As obras nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Marechal Rondon, José Cesário da Silva, Professor Jairo Luiz Thomazi, Arruda Ramos e Iria Zandomênego De Luca já estão em andamento.

 

"Nos últimos anos, mais ginásios estão sendo construídos nas unidades escolares municipais e vamos continuar fazendo. Em um único contrato, serão 14 ginásios construídos, além de outros que estão sendo feitos", frisou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

 

Em um único contrato, serão mais 14 espaços de lazer nas unidades e um investimento de R$ 17 milhões. Além disso, são mais três ginásios em outros contratos, totalizando a construção de 17 espaços de lazer, além da reforma de mais cinco estruturas.

Marechal Rondon e Jairo Luiz Thomazi

As obras nos ginásios da Marechal Rondon e da Jairo Luiz Thomazi estão com todas as estruturas e coberturas metálicas prontas. O próximo passo será a parte de alvenaria, fechar o perímetro dos ginásios e a construção de concreto dos pisos, e por fim, a etapa de acabamento. As unidades escolares também estão recebendo uma ampliação de cinco salas de aula cada.

A diferença é que na Jairo Luiz Thomazi, no ginásio, terá uma sala no subsolo para depósito.

Arruda Ramos

Já a escola Arruda Ramos, municipalizada este ano, receberá um novo ginásio de esportes. A construção está na fase de arquibancadas, construção da cobertura e depois da quadra. A obra do ginásio é o primeiro do pacote dos 14 ginásios.

Vilson Lalau

Já o ginásio da escola Vilson Lalau está recebendo uma reforma, com a troca da quadra e de toda a cobertura.

José Cesário e Iria Zandomênego

Os dois espaços de lazer das escolas José Cesário e Iria Zandomêngo estão no início das obras, na etapa de fundação.

Construção dos espaços

Entre 2019 e 2020, foram entregues mais 23 espaços, totalizando 34 espaços nas escolas municipais.

"O novo pacote vai contemplar mais 17 novos espaços de lazer e vai trazer um ambiente mais seguro para a prática esportivas e demais atividades relacionadas com a comunidade escolar. Os ginásios contribuem para a formação do aluno e o bem-estar, estimulando e incentivando atividades que envolvem o corpo e a mente", completou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.