Mais de mil crianças devem sair da fila de espera por creche em Jaraguá

Aproximadamente mil crianças devem ser absorvidas da fila de espera dos centros de educação infantil em Jaraguá do Sul no ano que vem. Atualmente, a lista conta com 1,3 mil inscritos. Entretanto, o número deve aumentar rapidamente quando for reaberto o cadastro, em fevereiro. Durante o ano, a lista oscila entre 800 e mil crianças, conforme informações da Secretaria de Educação.

O secretário Rogério Jung explica que a fila no ano que vem irá depender da demanda .“Tentamos diminuir ao máximo o número de famílias que estão aguardando, mas a fila é rotativa, enquanto matriculamos novos alunos, outros são cadastrados”, comenta. Jung destaca que, por mês, nascem cerca de 200 bebês apenas em Jaraguá do Sul.

A fila, de acordo com Jung, é influenciada por diferentes fatores. “Neste ano, tivemos muitos novos alunos que vieram de centros particulares devido à crise econômica”, observa o secretário. Outra questão, conforme ele, é que muitas famílias, quando são chamadas, não aceitam a vaga oferecida em virtude do local. Nestes casos, a criança retorna para a fila. “Tentaremos mudar este sistema, pois a vaga foi ofertada à família, mas ela não aceitou”, destaca.

Cada centro de educação infantil, são 29 no total, atende em média 180 crianças. De 2016 para 2017, a rede municipal contava com 930 vagas nas creches. Este ano o total passou para 1.095. Um incremento de 165 matrículas.

No município, a educação infantil atende 7,5 mil crianças, considerando os alunos matriculados nas creches (zero a três anos) e na pré-escola (quatro a cinco anos e 11 meses). Segundo a gerente de educação infantil, Janine Petry, o número de vagas ofertadas neste ano está maior em relação ao do ano anterior, mas a procura também está estabilizada. “Conseguimos regular algumas questões internas para deixar o sistema mais eficiente e capacitamos os profissionais, deixando o modo de trabalho mais claro e dinâmico”, aponta.

No município, a educação infantil atende 7,5 mil crianças | Foto Eduardo Montecino/Arquivo/OCP

Os primeiros meses do ano são os que registram menos pessoas aguardando na lista, por ser quando se encerra a chama das famílias. O próximo ano começa com um déficit 205 vagas, afirma a gerente de educação. “Para suprir ainda mais, seria necessário aplicar muitos recursos, principalmente na construção de centros maiores”, avalia o secretário, que também ressalta a qualidade do ensino público do município.

Janine orienta que as famílias inscritas serão chamadas até março. A maior demanda atualmente é pelas turmas do berçário, onde cerca de 500 crianças aguardam. Segundo ela, um dos fatores que facilitam a rotatividade da lista é estimular que as secretarias tentem preencher as vagas assim que elas são abertas nas unidades. “Um trabalho criterioso está sendo feito com a avaliação da documentação dos pais”, comenta.

Edital para compra de vagas será lançado em fevereiro

A Secretaria de Educação irá lançar em fevereiro o edital para as instituições que desejam ofertar vagas de creche à Prefeitura. Elas poderão ser privadas ou sem fins lucrativos. A princípio, serão compradas 100 vagas para turmas de berçário.

“Neste primeiro momento, vamos ver se este modelo funciona aqui em Jaraguá como em outras cidades”, aponta o secretário de Educação, Rogério Jung. Conforme o responsável pela pasta, a compra de vagas é em média 50% mais em conta do que a manutenção de uma estrutura própria, considerando gastos com equipe pedagógica, contas mensais e outros.

Entre fevereiro e março, a Prefeitura também deve finalizar a creche do Braço Ribeirão Cavalo e a do condomínio Erika Modro Menegotti, gerando cerca de 400 novas vagas. A reforma na estrutura onde funcionava o abrigo institucional do Tifa Martins também deve iniciar no ano que vem e ajudar a expandir a oferta de atendimento nas creches.

Lista de espera em Guaramirim é de 474 crianças

Em Guaramirim, a fila de espera por vagas nos centros de educação infantil possui 474 crianças. O cadastramento, no entanto, não é unificado, o que significa que a mesma família pode se inscrever em mais de uma creche para ser atendida. Para diminuir a demanda, a Prefeitura irá abrir uma turma de berçário no centro de educação infantil Maurita Maria Rosa e na Zilma Flores da Silva. A estrutura construída no bairro Figueirinha, nomeada como Rosa Vinir Dalprá Pestoni, será inaugurada no ano que vem, abrindo aproximadamente 36 vagas.

LEIA TAMBÉM:

– Investimento em Educação cresce quase três vezes desde 2007