A BRK, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes de esgoto. Neste ano, já foram limpos 98,55 quilômetros de redes de esgoto. O processo é indispensável para evitar entupimentos e mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e posterior tratamento, e evitando transtornos para os cidadãos.

Com a Oktoberfest, há maior circulação de pessoas na cidade, por isso a ação se torna ainda mais relevante. Até o momento, mais de 400 mil visitantes já passaram pela maior festa alemã das Américas. “Como precaução, realizamos a limpeza da rede e das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), em 9,45 quilômetros no último mês. Além disso, também estamos realizando vistorias diárias nos dispositivos do sistema neste período para evitar qualquer problema que possa influenciar diretamente na plena operação do sistema de esgoto”, explica Francisco Wessner, gerente de operações da BRK em Blumenau.

Entenda a limpeza preventiva

Este trabalho da BRK consiste na retirada de materiais indevidos da tubulação, visto que a rede de esgoto é dimensionada para receber 99% de material líquido e apenas 1% de material sólido. Por meio das limpezas preventivas, é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves. A ação reduz riscos como entupimentos, extravasamentos e manutenções corretivas.

A execução funciona da seguinte forma: a equipe começa identificando a área. Com essa etapa concluída, um caminhão hidrojato segue para realizar o serviço. No local, uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada na rede de esgoto para quebrar as placas de gordura e demais resíduos que se acumulam, e sugar todo o lixo e gordura para fora.

A prevenção começa em casa

“Mesmo com a prevenção da BRK, em 2022 foram prestados 267 atendimentos em Blumenau motivados por ocorrências de entupimento, uma média de 29,67 casos por mês”, conta o gerente de operações. Além das ações da concessionária, a colaboração dos clientes não descartando o lixo no vaso sanitário e ralos é essencial para garantir o bom funcionamento da rede. Durante a lavagem, é comum encontrar nas tubulações descartes de banheiro, como papel higiênico, fio dental, cabelo, cotonete e outros resíduos de cozinha, como restos de comida e óleo. “O sistema não está preparado para receber esses materiais. Nos atendimentos às ocorrências de entupimentos, em manutenções de redes, sistema de bombeamento e nas grades das estações de tratamento de esgoto, removemos resíduos que não deveriam estar ali”, conclui Francisco.

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.