Mais de 90 mil árvores foram plantadas em apenas dois anos em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

29/08/2019 - 16:08 - Atualizada em: 29/08/2019 - 16:22

O Programa de Revitalização Arbórea da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi responsável pelo plantio de 90.600 mudas de 2017, – quando foi implantado -, até a primeira quinzena de agosto deste ano. Deste total, 58.200 mudas foram plantadas dentro do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O programada é coordenado pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), com a participação do Samae e outras secretarias como a de Obras.

Estas milhares de árvores juntas, poderiam criar uma floresta totalizando cerca de 130 campos de futebol juntos equivalendo a 815.400 metros quadrados.

Para a recuperação da Mata Ciliar, foram outras 8.300 mudas, na arborização urbana foram 4.750 e no plantio em parcerias e na distribuição à comunidade foram 19.350 árvores.

A arborização interfere positivamente na qualidade de vida das pessoas, proporcionando benefícios estéticos, sociais, econômicos, e dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas, trazendo maior conforto, melhor quantidade e qualidade da água dentre outros.

 

Segundo o presidente da Fujama Normando Zitta, a administração municipal tem a meta de até o fim de 2020 chegar à marca de 120 mil árvores plantadas, onde o principal desafio a ser vencido agora é o da arborização urbana. Para isso, ainda este ano deve ser iniciado o plantio de mais de sete mil mudas na área urbana, através da Secretaria de Obras.

Entre as áreas degradadas que foram recuperadas estão aquelas próximas a loteamentos ou empreendimentos licenciados pela Fujama, onde o empreendedor fica responsável por fazer a recuperação de áreas já degradadas ou margens de rios sem vegetação, conhecidos pela área técnica como PRAD. A fiscalização é de responsabilidade da Fujama.

 

A arborização urbana envolveu diversos pontos da cidade, em especial, nas regiões mais afastadas da cidade como Garibaldi, Nereu Ramos, Amizade e, chegando até locais mais centrais como a Arena, Pista de Atletismo, Via Verde dentre outras.

Segundo o prefeito Antídio Lunelli, essa é uma ação de respeito ao meio ambiente e carinho por Jaraguá do Sul.

“Eu sou um amante da natureza e na nossa cidade isso é muito forte, a valorização da terra, das árvores, do campo. Faltava um grande programa como esse, que vem sendo muito bem executado, para gente deixar Jaraguá do Sul ainda mais bonita e agradável”, diz.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger