Desde o começo da pandemia de Covid-19 é feita testagem para a doença na Capital. Os dados demonstram que ao todo foram feitos mais de 70 mil exames em Florianópolis.

O protocolo de enfrentamento do vírus se baseia em testagem, investigação e afastamento das pessoas infectadas ou suspeitas de ter a doença.

No Sistema Único de Saúde (SUS) de Florianópolis são feitos dois tipos de testes, o RT-PCR e testes rápidos. Os testes do tipo RT-PCR são indicados para os primeiros dias da infecção e os testes rápidos são indicados para quem está com a infecção há mais de uma semana.

Todos os exames precisam ser encaminhados pelas equipes de Saúde ou Vigilância Epidemiológica, e os termos de isolamento, assim como o término dos mesmos, devem ser avaliados pelas equipes.

A testagem, além de ser feita nos Centros de Saúde, também podem ser realizadas nos Centros de testagem específicos para Covid-19. Eles estão localizados nas 4 regiões da cidade, Sul, Norte, Continente e Centro. Os locais seguem o mesmo padrão de encaminhamento para realização dos exames, e é mais uma frente no combate a doença.

A população que tiver qualquer suspeita da doença deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800.333.3233.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp