A próxima região em que o programa irá atuar será o Abraão | Foto Marcone de Souza Tavella/Divulgação

A próxima região em que o programa irá atuar será o Abraão | Foto Marcone de Souza Tavella/Divulgação

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluíram na sexta-feira (19) os trabalhos de inspeção do Floripa Se Liga Na Rede no bairro Bom Abrigo, região do Continente.

Dos 166 imóveis vistoriados pelo Programa desde o dia 3 de setembro, 71 % deles apresentaram algum tipo de irregularidade. Uma lista com os 118 proprietários, além dos nomes de moradores dos imóveis onde não foi possível ou permitido realizar a inspeção, será entregue para a Floram e Vigilância Sanitária.

Os dois órgãos irão autuar coletivamente quem não tiver corrigido o problema até o dia 19 de novembro, quando vence o prazo dado pela PMF.

Os problemas mais encontrados pelas equipes do Floripa Se Liga Na Rede, em números de casos, foram: ausência de caixa de gordura (59); água pluvial conectada na rede de esgoto (46); conectado parcialmente na rede coletora de esgoto (40); caixa de gordura sem sifão (32); ligação inadequada na caixa de gordura (23) e esgoto conectado à rede pluvial (19).

O superintendente de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, considerou preocupante os números do bairro, que possui rede de esgoto em operação há 30 anos.

"Esse balanço só reforça a importância de programas como o Floripa Se Liga Na Rede. A ligação irregular de esgoto é um problema que afeta a saúde e a qualidade de vida de todos. Solucionar esse problema vai beneficiar toda a sociedade, mas é preciso que cada proprietário faça sua parte", destacou superintendente de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda.

As equipes do programa atuaram no Bom Abrigo fazendo um diagnóstico da rede de esgoto dos imóveis e sugerindo soluções para resolver as inadequações encontradas.

A próxima região em que o programa irá atuar será o Abraão, que possui rede em operação desde janeiro de 2017. As inspeções no local iniciam no dia 29 de outubro.

O morador do Bom Abrigo que buscar se regularizar dentro do prazo dado pelo poder público, precisa comprovar que corrigiu o problema por meio de um formulário disponível no site do programa, que deve ser preenchido pelo profissional responsável pela obra. Para mais informações, ligue (48) 3307-1223 ou envie e-mail para floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br.

Números do Bom Abrigo

166 imóveis vistoriados

48 regulares (29%)

118 irregulares (71%)

Problemas mais encontrados (nº de casos)

  • Ausência da caixa de gordura: 59
  • Água pluvial conectada na rede de esgoto: 46
  • Conectado parcialmente na rede de esgoto: 40
  • Caixa de gordura sem sifão: 32
  • Ligação inadequada na caixa de gordura: 23
  • Esgoto conectado à rede pluvial: 19

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?