Mais de 53 mil jaraguaenses ainda precisam se vacinar contra febre amarela

Foto Arquivo OCP News

Por: Gustavo Luzzani

08/03/2019 - 05:03 - Atualizada em: 10/03/2019 - 15:24

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul intensifica os trabalhos para vacinar os 53,3 mil jaraguaenses que ainda não estão protegidos contra a febre amarela. De acordo com a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, 12,7 mil pessoas foram vacinadas somente esse ano.

A imunização começou no município em setembro de 2018, com cerca de 10 mil moradores da área rural vacinados. Até o fim do ano passado, cerca de 31 mil pessoas da área urbana também receberam a dose contra a febre amarela.

Neste sábado (9), os jaraguaenses terão mais uma oportunidade para se vacinar, já que as unidades de saúde dos bairros João Pessoa, Rau, Estrada Nova, Vila Nova, Centro (Reinoldo Rau), Barra do Rio Cerro e Rio Cerro II estarão abertas das 7h às 16h.

Além desses postos, haverá dois pontos extras de vacinação: o Jaraguá do Sul Park Shopping e o supermercado Fort Atacadista, que estarão distribuindo doses das 10h às 18h.

Visando a proteção, a Secretaria da Saúde irá realizar ações de intensificação da vacinação em mais três sábados: nos dias 16, 23 e 30 de março.

“Esperamos que os jaraguaenses aproveitem essas oportunidades em horários alternativos. Acredito que o fluxo será bom”, estima Ana Kneipp.

 

Quem deve se vacinar?

A supervisora destaca que devem se vacinar as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos. Aquelas que já se vacinaram, mesmo sendo há mais de 10 anos, não precisam mais de imunização. “A dose é considerada única para toda a vida”, comenta.

Apenas quem recebeu doses fracionadas em outros estados deve refazer a vacina, após oito anos.

Ana ressalta que as pessoas que não lembram ou não têm comprovação da vacina também podem comparecer a um ponto de distribuição, pois não há contraindicação aos que receberem duas doses. Idosos com 60 anos ou mais devem buscar orientação médica antes de se vacinar.

O vírus da febre amarela é transmitido por mosquitos a pessoas. Causa febre, náuseas, dores de cabeça e musculares e pode levar à morte.

Guaramirim também terá dia D

No próximo sábado (9), a Secretária de Saúde de Guaramirim vai realizar o dia D de vacinação contra a Febre Amarela.

Todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação estarão abertas para imunizar pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, das 8h às 17h.

Durante a campanha, foram vacinadas 15 mil pessoas, metade da meta do município, que é de 30 mil.

Em Massaranduba, cerca de 4,3 mil pessoas ainda não se imunizaram, enquanto 8,5 moradores do município já receberam as doses.

Já Corupá vacinou 6,9 mil pessoas das 12,6 mil que precisam se vacinar e pretende realizar o dia D em um sábado.

No próximo dia 23 de março, Schroeder realizará um Dia D de vacinação. Nesta data, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8 horas até o meio dia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?