Jaraguá do Sul sediou nesta quinta-feira (26) uma capacitação para profissionais que trabalham no atendimento às pessoas autistas.
O seminário “Autismo e seus Desafios” foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, reunindo mais de 400 pessoas da região e teve como grande meta ampliar a inclusão de quem tem a condição.
O presidente da comissão, deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) comentou sobre a importância do diagnóstico precoce e também sobre a necessidade de se promover eventos de capacitação como este.
“O autismo tem sido cada vez mais diagnosticado e os processos de investigação genética estão aí, mais de 80% dos casos tem origem genética. Então o acesso dessas pessoas no sistema de saúde para que se faça o diagnóstico é muito importante, para a prevenção principalmente”, reitera.
Segundo Caropreso, o mundo autista requer um conhecimento isolado de cada caso, por isso ele diz que é preciso se preocupar com a formação de profissionais e o acolhimento no dia a dia da sociedade. “É por esse motivo que promovemos seminários como esse em todo o Estado”, finaliza.

Foto Divulgação
Caropreso também mostrou alguns levamentos. Ele disse que a mil nascimentos, 64 bebês nascem com autismo, sendo que 80% é por erro de genética.
Durante a abertura do seminário, a Associação dos Amigos do Autista de Jaraguá do Sul (AMA) recebeu uma homenagem pelos 28 anos de fundação e os serviços prestados à comunidade.
A presidente da Associação dos Amigos do Autista de Jaraguá do Sul (AMA), Leila Modro, falou sobre a importância do evento. “É justamente para que professores, psicólogos e pedagogos que trabalham com as crianças possam ter a sensibilidade de perceber certos comportamentos típicos do TEA”, relata.

Foto Divulgação
Segundo Leila, são sutilezas que, no dia a dia, se consegue perceber antes de encaminhar a criança a um psiquiatra infantil ou a um neurologista infantil fazerem o diagnóstico e confirmar ou não se existe a doença.
Na parte da manhã os participantes assistiram a palestra do neurologista pediátrico Dr. Egon Frantz. A palestra da tarde teve como convidado o escritor, palestrante, radialista, instrumentista e cantor Marcos Petry, que é autista de alto funcionamento e veio dar um grande exemplo de superação.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger