A Secretaria de Saúde de Corupá realiza até sábado (14) a segunda etapa do Mutirão “Veja + Corupá”. O mutirão, que iniciou na segunda-feira (9) vai atender 400 pessoas que já estavam na fila de espera para consultas e exames de visão.
A estrutura de atendimento foi montada no posto de saúde do Centro (ESF3). Algumas pessoas que serão atendidas estão na fila desde 2014, já outras marcaram consultas ano passado e este ano.
Na primeira etapa do mutirão realizado em novembro do ano passado foram realizados 568 atendimentos e registradas apenas 32 faltas. Na época, a demanda por uma consulta desta especialidade em Corupá era de mais de 800 pessoas sendo que algumas estavam na fila desde 2012.
Mais de 400 consultas serão agendadas | Foto Divulgação/Prefeitura de Corupá
O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, ressalta que além da área de oftalmologia que teve reduzida a fila de espera desde o ano passado, a prefeitura já conseguiu diminuir a demanda por consultas cardiológicas e dobrou o número de consultas pediátricas por conta da contratação de médicos que atuam diretamente nos postos de saúde.
Segundo o secretário de Saúde Irineu Pasold, o atendimento do Mutirão “Veja+Corupá” será realizado pela Clínica de Correção da Visão Ribeirão Preto credenciada pela prefeitura para atendimento da demanda oftalmológica do município. Os pacientes têm o atendimento totalmente gratuito. Atualmente Corupá tem uma demanda mensal de 50 consultas oftalmológicas e, após o encerramento do mutirão, as consultas vão ocorrer na filial da Clínica de Correção da Visão instalada em Jaraguá do Sul.
Para agendar as consultas do mutirão, servidores da Secretaria de Saúde ligaram para os pacientes que estavam na fila de espera por consultas e exames com prioridade para as pessoas que estão mais tempo na lista de espera e aquelas que não conseguiram comparecer ou não foram encontradas para participar do mutirão do ano passado.
Os profissionais da clínica contratada para as consultas e exames atendem em uma sala de triagem e outra para consultas e exames oftalmológicos no posto de saúde ESF 3 e durante os seis dias do Mutirão “Veja+Corupá” atenderão 67 pacientes no total nos períodos da manhã e tarde.
*Com informações da Prefeitura de Corupá