Mais de quatro mil pessoas participaram da 6ª edição da Semana Lixo Zero, em Joinville.

Os participantes estiveram presentes nas 78 ações organizadas em vários bairros da cidade, focadas em mostrar soluções e bons exemplos de como a região pode ser mais limpa e sustentável.

A ação foi organizada pela Rastro Sustentabilidade e contou com apoio de 180 instituições da cidade.

A edição deste ano teve como diretrizes o investimento em ações estratégicas com o objetivo de levar o conceito lixo zero para várias esferas.

“Foi especial porque conseguimos engajar basicamente todos os perfis de geradores, desde escolas, comunidades, indústrias, comércios, escritórios, universidades, ONGs e até associações de classe”, explicou Arthur Rancatti, um dos organizadores.

Além de rodas de conversas, oficinas e debates, em 2019 a organização focou na capacitação de multiplicadores da proposta de se reduzir o montante de lixo enviado para o aterro sanitário da cidade, por meio de ações como compostagem de resíduos orgânicos e encaminhamento dos recicláveis para cooperativas de reciclagem da cidade.

“Fizemos capacitações para professores e associações de moradores já pensando em resultados no futuro. Vamos nos orgulhar da cidade em um futuro que esperamos que seja bem próximo”, afirma o outro organizador, Gustavo Ritzmann.

Ao todo, foram retiradas quase três toneladas de resíduos em limpezas urbanas organizadas em locais diferentes.

Além das limpezas, também foram organizadas nove capacitações sobre o conceito lixo zero, 18 oficinas, sete intervenções relacionadas à redução de resíduos, quatro feiras sustentáveis e 11 palestras.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger