No sábado (30), dia D das Campanhas de Vacinação contra a gripe e sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul contabilizou 3.412 doses de vacinas aplicadas, sendo 1.792 de gripe, 858 de sarampo e 762 de outras vacinas faltantes que foram atualizadas. Desse total, 690 crianças receberam a vacina contra a gripe.
Foram vacinados contra a gripe pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos e contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde. Os postos de saúde com sala de vacinação ficaram abertos das 8h às 17h.

Foto: Divulgação PMJS
A supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Kneipp, informa que a partir desta segunda-feira (2), começa uma nova fase da Campanha de Vacinação contra a gripe, abrangendo outros públicos preconizados. A vacina Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Nova etapa: 2 de maio a 3 de junho
A partir de agora, começa a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe e pessoas dos demais grupos prioritários também poderão ser imunizadas contra a doença. A vacina está liberada para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. A campanha segue ocorrendo para os idosos e profissionais da saúde.
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Vacina da gripe x vacina Covid-19

Foto: Divulgação PMJS
Quem tomou a vacina contra a Covid-19 recentemente, não precisa esperar alguns dias para tomar a vacina contra a gripe, já pode receber a dose na sequência. Já em situações de febre a pessoa deve adiar a vacinação contra a gripe.
Sarampo
Com relação ao sarampo, a partir do dia 2 de maio, continuam sendo vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos com uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. Além de proteger contra o sarampo, a tríplice viral protege contra a rubéola e a caxumba.
As Campanhas de Vacinação contra a gripe e o sarampo continuam até o dia 3 de junho. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários de vacinação devem procurar um ponto de vacinação o quanto antes.
- Postos de saúde com vacinação contra gripe;
- Posto da Reinoldo Rau (Centro);
- Posto do Caic/ São Luís;
- Posto do Jaraguá 99;
- Posto do Rio Cerro II;
- Posto da Vila Nova;
- Posto da Ilha da Figueira;
- Posto do João Pessoa;
- Posto da Vila Lalau;
- Posto do Santo Antônio;
- Posto de Nereu Ramos;
- Posto do Rau;
- Posto da Vila Lenzi;
- Posto do Chico de Paulo;
- Posto da Tifa Schubert;
- Posto do Santo Estevão;
- Posto do Rio da Luz;
- Posto do Amizade;
- Posto da Barra;
- Posto do Molha;
- Posto do Estrada Nova;
- Posto de Santa Luzia.