Mais de 2 mil plantas integram a 14ª Exposição de Orquídeas em Jaraguá do Sul

Por: Gustavo Luzzani

18/05/2019 - 05:05

Pelo terceiro ano consecutivo, o Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul vai estar florido para receber a 14ª Exposição Sul-Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais, organizada pela Agremiação de Orquidofilia do Itapocu (Adori).

Mais de 2 mil plantas começaram a ser expostas na tarde de na sexta-feira (17) e seguem até domingo (19).

A beleza das orquídeas é o que atrai os visitantes. O presidente da Adori, Moacir Gumz, 43 anos, diz que para as plantas chegarem na perfeição, é necessário comprar boas plantas e ir cruzando elas.

“Isso não é da noite para o dia que sai, é trabalho de anos e precisa de muita sorte”, destaca.

Além de apreciar a beleza, é possível adquirir as plantas. O coordenador da exposição, Luiz Carlos Schutze, de 55 anos, diz que o preço é muito relativo, pois nem sempre é a espécie que define a questão, e sim pela qualidade da flor. Se ela for difícil de encontrar, o preço também sobe.

“Se sua estética estiver em perfeitas condições, ela valoriza muito”, destaca.

Diversidade chama a atenção 

As plantas Bulbophyllum chamam a atenção pela sua estética e seu cheiro típico da região do Vale do Itapocu. A espécie Coreyanum, de Corupá, tem um aroma de banana verde e ela é composta por micro florzinhas que florescem em sabugos.

Espécie trazida de Corupá tem aroma de banana verde e ela é composta por micro florzinhas | Foto Markus Branse/FlickrDa mesma família, uma outra planta se torna simples e diferente ao mesmo tempo. Ela é ornamental e tem espinhos em suas pontas, sendo rodeada por penugens, que mais parecem flocos de neve.

Além das orquídeas, plantas exóticas também fazem parte da exposição | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Se olhar friamente para a Bulbophyllum Lindleyanum a pessoa não percebe que é uma orquídea, mas com uma análise mais profunda, ela se torna uma orquídea normal com tamanho menor.

Seus sapatinhos em forma de arco é o que mais se destacam na planta de Pomerode. “É a primeira vez que temos ela em nossa exposição”, conta.

Bulbophyllum Lindleyanum tem cacho de “sapatinhos” | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Existem plantas que chamam a atenção pelo aroma, outras pela estética diferente e algumas pelas flores que dão toque especial. Tem plantas para todos os gostos”, destaca Schutze.

O coordenador relata que os visitantes poderão conferir as plantas em exposição, como orquídeas de diversas espécies e tamanhos, plantas ornamentais, suculentas, cactos, bonsais, rosas do deserto, bromélias, entre outras.

Mais de 3 mil pessoas esperadas

Fundada oficialmente em 7 de dezembro de 2003, hoje a Adori conta hoje como cerca de 30 agremiados, além de cultivadores e amantes de orquídeas e plantas ornamentais das cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba e São Francisco do Sul.

“Esperamos um aumento de 30% em relação ao ano passado, quando tivemos cerca de 3 mil pessoas (pagantes) passando pelo pavilhão”, comenta.

Cerca de 45 pessoas estarão no Parque Municipal de Eventos expondo diversas plantas e trabalhando na feira de artesanato e praça de alimentação.

Mais de 3 mil pessoas devem circular pelos pavilhões, estima a organização | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Programação 

O que: 14ª Exposição Sul Brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais 

Quando: Sábado, das 9h às 21h; e domingo, das 9h às 18h para visitação. As 18 horas tem encerramento da exposição e premiação aos expositores 

Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul

Quanto: R$ 4 por pessoa. Estacionamento aberto .

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?