Ano de eleição é aquela correria. Mas, não é só para os candidatos que prazos e documentação precisam estar em dia, os eleitores brasileiros também têm algumas obrigações antes de escolher o candidato e confirmar seu voto na urna. A revisão eleitoral é uma delas e o prazo termina na próxima terça-feira (9). Em Jaraguá do Sul, um dos 63 municípios que precisam fazer o cadastro biométrico de seus eleitores, mais de 17 mil pessoas ainda não procuraram o cartório eleitoral para a revisão. Segundo o analista judiciário da 87ª Zona Eleitoral, Ricardo André dos Santos, 17.258 pessoas precisam comparecer ao cartório eleitoral até a data limite. O número corresponde a 16% dos eleitores do município. Em contrapartida, 106.716 jaraguaenses já estão em dia com a justiça eleitoral.

Corupaenses

Além de realizar a revisão dos eleitores jaraguaenses, o cartório eleitoral da cidade é responsável pela atualização da população de Corupá, que também precisa realizar o cadastro biométrico, e de Schroeder. Segundo Santos, 10.808 eleitores corupaenses já realizaram a revisão e outros 1.476 ainda estão pendentes com a justiça eleitoral. Já no caso de Schroeder, em que a coleta para o cadastro biométrico é facultativa, 8.118 já realizaram e 5.195 ainda não procuraram o cartório. Assim como Schroeder, Guaramirim e Massaranduba ainda não possuem a obrigatoriedade do cadastro biométrico. Apesar disso, muitos eleitores procuraram o cartório eleitoral de Guaramirim para fazer a revisão. Segundo a auxiliar eleitoral Juliana Krinke, 44,3% dos 29.726 da cidade já cadastraram a biometria, e, de Massaranduba, 14,65% dos eleitores se anteciparam a obrigatoriedade. E, como o prazo está se esgotando e a demanda ainda é grande, o cartório eleitoral de Jaraguá do Sul irá estender o seu horário de atendimento para regularizar a situação de seus eleitores. De acordo com Santos, além do plantão deste sábado (5), previsto no calendário do Tribunal Regional Eleitoral, onde o atendimento acontecerá das 9h às 12h, nos dias 7, 8 e 9 (de segunda a quarta) o atendimento que normalmente inicia às 12h, irá começar às 9h e o cartório fechará as portas às 17h.

Documentos

Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral, que fica na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.188, no Centro, com documento de identidade com foto e comprovante de residência. O analista orienta ainda que os jaraguaenses levem, se possível, o título de eleitor. Leia mais https://ocponline.com.br/futsal-jaraguadosul-reportagemespecial/ https://ocponline.com.br/gerente-de-educacao-assume-a-adr-de-jaragua-do-sul/