Estudantes de três unidades educativas da rede municipal de ensino de Florianópolis iniciaram a participação este mês no Programa Forças no Esporte (Profesp). Em uma parceria da Secretaria de Educação da Capital com as Forças Armadas, as escolas básicas municipais Adotiva Liberato Valentim, Almirante Carvalhal e Vitor Miguel de Souza contam com atividades no contraturno na Marinha, Aeronáutica e Exército.

O programa tem a finalidade de promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania, além de reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades físicas e socialmente inclusivas.

Duas ou três vezes por semana, os estudantes vão até uma das unidades das Forças Armadas e participam de atividades atividades culturais, ambientais, pedagógicas e cívicas. Recebem almoço e lanche no local e, também, ganham uniforme completo do Profesp.

Estudantes têm acesso à prática de atividades físicas e socialmente inclusivas | Foto PMF/Divulgação

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, é de extrema importância dar aos estudantes oportunidades como estas, de um aprendizado continuado. “Com estas iniciativas, estamos contribuindo para a formação da cidadania dessas crianças e jovens”, ressalta.

Escolas Participantes

A primeira escola municipal a participar do programa foi a Almirante Carvalhal, de Coqueiros. Desde julho, cerca de 30 estudantes do 5º ao 9º ano vão, nas terças, quartas e quintas-feiras, para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina - EAMSC.

Lá, eles praticam atividades como muay thai, vôlei, futebol, natação e aulas de música. Após o período de férias escolares, voltaram à programação no dia 6 de agosto.

A Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, começou a participação no Profesp no dia 31 de julho.

Estudantes fazem atividades no contraturno na Marinha, Aeronáutica e Exército | Foto PMF/Divulgação

Nas segundas e quartas-feiras, aproximadamente 50 estudantes vão até a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde receberão orientação para prática de atividades como rugby, muay thai, basquete, judô e aulas de música.

O 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro atende, desde 8 de agosto, cerca de 50 crianças de 5º, 6º e 7º ano da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi.

Nas segundas e quintas-feiras, os estudantes participam de práticas esportivas, como atletismo, vôlei, futebol, basquete e lutas, bem atividades orientadas à saúde, cultura, artes e ações ambientais.

Cronograma de atividades

  • EBM Adotiva Liberato Valentim – segunda e quarta-feira
  • EBM Almirante Carvalhal – Terça, quarta e quinta-feira
  • EBM Vitor Miguel de Souza – Segunda e quinta-feira (período vespertino)

Receba as notícias do OCP no WhatsApp: