O dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o mais esperado por milhares de brasileiros todos os anos. Em 2018, cerca de 5,5 milhões vão prestar o Exame no país e, destes, pouco mais de 125,3 mil farão as provas em Santa Catarina.

Para evitar dores de cabeça nos dois domingos de prova, os alunos precisam ficar atentos a alguns detalhes, como horários e documentação exigida.

A principal novidade este ano é que os estudantes terão 30 minutos a mais para concluir cada prova. No primeiro domingo, o término das provas está marcado para as 19h e no segundo domingo para as 18h30.

O aluno é obrigado a levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto. Também é aconselhável que leve o Cartão de Confirmação de Inscrição (para confirmar os dados e local de prova).

Caso o estudante precise justificar falta no trabalho para fazer a prova, por exemplo, é imprescindível que leve a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala.

Os locais de da prova podem ser consultados com o Cartão de Inscrição, no site do Inep: www.enem.inep.gov.br.

Atenção ao horário de verão!

É preciso ficar atento também à mudança de horário, afinal, é neste fim de semana que os relógios de diversos Estados brasileiros adiantam os ponteiros em uma hora. Este ano, o início do horário de verão foi adiado devido às eleições presidenciais, em outubro, e vai começar na madrugada do dia 3 para o dia 04 de novembro. 

Sobre a prova

Ao todo são duas provas com 90 questões cada uma, divididas em dois domingos. A redação é aplicada no primeiro dia de prova e poderá ser escrita em 30 linhas no máximo. Veja as datas:

  • 4 de novembro - Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • 11 de novembro - Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Fique atento aos horários:

  • 12h - Abertura dos portões
  • 13h - Fechamento dos portões
  • 13h as 13h30 - Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 - Início das provas
  • 19h - Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 - Término das provas no segundo dia

-

Quer receber as notícias no WhatsApp?