A Prefeitura de Joinville informa que os cinco Mutirões de Microchipagem, realizados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), resultaram em 1.226 animais atendidos, sendo 927 cães e 299 gatos.

Só na ação ocorrida domingo passado (15), no Parque Guarani, foram microchipados 207 animais (152 cães e 55 gatos). Também foram realizados, desde o ano passado, mutirões no João Costa (191 animais), Expoville (311 animais), Adhemar Garcia (402 animais) e Morro do Amaral (115 animais).

Segundo Fábio Jovita, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, os mutirões foram exitosos.

“Os números são excelentes. Em cada bairro onde os mutirões ocorreram, podemos verificar que existe um entendimento sobre a educação ambiental. E os mutirões vão além da microchipagem. As informações coletadas nessas ações nos dão inteligência para criar planejamento e trabalhar na educação ambiental”, explica o secretário.

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse cão ou gato escapar, é possível localizar seu tutor.

A microchipagem também possibilita à Prefeitura de Joinville saber o número de cães e gatos no município. Os dados permitem à Prefeitura elaborar, com mais precisão, políticas públicas para essa área.

Depois do animal receber o microchip, ele pode entrar em uma fila para ser castrado, caso se enquadre nos critérios necessários. As informações sobre castração gratuita estão disponíveis no site da Prefeitura.

Os Mutirões de Microchipagem contam com o apoio do curso de medicina veterinária da UniSociesc.