No último sábado (15), as 45 unidades com sala de vacina da rede municipal de saúde de Blumenau realizaram a imunização de 11.374 pessoas. A mobilização, denominada "Dia D", teve como objetivo reforçar a vacinação da população contra o sarampo, a febre amarela e outras doenças. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, a procura superou as expectativas iniciais.

Na ocasião, foram aplicadas 5.149 doses da vacina contra a febre amarela e 2.846 doses contra o sarampo. Quase nove mil carteiras de vacinação passaram por avaliação e foram atualizadas com doses do calendário nacional de imunização.

As vacinas que garantem a proteção contra o sarampo e a febre amarela estão disponíveis nas unidades durante o ano todo, mas, devido à alta demanda, a Prefeitura de Blumenau ampliará, nesta semana, o horário de funcionamento das salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais até as 20h.

Quem deve se vacinar?

  • Sarampo: crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina aos 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose;
  • Febre amarela: crianças devem tomar uma dose aos nove meses e fazer um reforço da vacina aos quatro anos. Acima dos cinco anos de idade, a dose única é a recomendação.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul