Mais de 100 pinguins mortos podem ter sido vítimas de rede de pesca em Florianópolis

Mais de 100 pinguins foram encontrados mortos na tarde desta segunda-feira (23) em praias do Norte da Ilha. As aves foram recolhidas por institutos que monitoram as espécies marinhas no Litoral Catarinense. A maior parte dos pinguins estava na região de Cachoeira do Bom Jesus.

Os pesquisadores suspeitam que os pinguins foram capturadas acidentalmente por redes de pesca, uma vez que os resultados preliminares indicam que a morte foi provocada por asfixia/afogamento.

De acordo com a coordenadora do Instituto Australis, Karina Groch, a espécie é natural da Argentina e costuma frequentar as praias de Santa Catarina durante o inverno.

“Nunca tínhamos registrado uma mortalidade como essa, por isso, está sendo investigado”, explicou Karina.

Esses institutos que monitoram os animais marinhos percorrem diariamente o trecho entre a Praia do Rosa até a Pinheira, em Palhoça, além de outros trechos onde ocorrem monitoramentos semanais. Os pesquisadores fazem buscas para ajudar animais encalhados ou recolher os que, por ventura, estiverem mortos. Esta foi a primeira vez que os pesquisadores encontraram tantos pinguins mortos.

“Os pinguins vêm todos os anos para cá. Alguns se perdem com a corrente, mas eles chegam cansados e podem parar na praia pra descansar”, completou a coordenadora.

Os mamíferos e aves marinhos monitorados pelos institutos são as baleias, golfinhos, lobos e leões marinhos, tartarugas e aves marinhas. Os atendimentos aos animais são feitos na unidade da Udesc em Laguna.

Quer receber as notícias no WhatsApp?