Luto: Morre em São José Gelci José Coelho, o Peninha

Gelci José Coelho, o Peninha, um dos maiores conhecedores da história, memória, cultura e arte de Santa Catarina, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), aos 73 anos, no Hospital Unimed, em São José, onde estava internado há um mês tratando de um pneumonia.

Por nota, o Governo do Estado e a Fundação Catarinense de Cultura lamentaram profundamente a perda do artista, pesquisador, museólogo e historiador, que deixa para Santa Catarina um legado de proteção à cultura do Litoral do Estado.

Nascido em São Pedro de Alcântara, em 1949, Mestre Peninha se tornou referência na proteção do folclore catarinense. Além de trabalhar por mais de uma década junto ao artista Franklin Cascaes, foi o criador da lenda do Baile das Bruxas em Itaguaçu, em referência às pedras da praia no bairro Coqueiros em Florianópolis.

Seu trabalho de pesquisa e atividade cultural destacam a herança açoriana, dos descendentes de nações africanas e indígenas que contribuíram para a formação da diversidade da cultura litorânea catarinense.

O velório acontece realizado em São José, na Grande Florianópolis, na Igreja de Nossa Senhora Jesus dos Passos, até às 15h30, quando sairá o cortejo para o sepultamento às 17h, no Cemitério Municipal de São José.