Lorena Medeiros é inspiração frente à Blumenau Iluminação

Por: OCP News Vale

20/03/2023 - 16:03 - Atualizada em: 20/03/2023 - 16:51

Lorena Pamplona Medeiros iniciou sua trajetória profissional cedo, ainda no tempo de colégio acompanhava seu pai na Blumenau Iluminação e no início da faculdade já começou a atuar na SulFabril. Após alguns anos, seu irmão a convidou para participar do time de gestão da empresa, onde está há 37 anos. Em 1993, Lorena passou a assumir a Gestão Financeira e a área de Recursos Humanos.

“Até esse momento sempre tive a presença do meu irmão na empresa, o que me deixava mais segura sob as minhas escolhas. Ele era CEO da empresa e acompanhava sempre o dia a dia da empresa. Com a saída dele, em 1993, passei a assumir todo esse processo e funções sozinha, Essa parte foi desafiadora e marcou muito minha trajetória”, conta.

Graduada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial, atualmente Lorena é diretora financeira e conselheira da Blumenau Iluminação e a última entrevistada do Mulheres que Inspiram 2023, uma iniciativa da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, desenvolvida com o apoio da Presse Comunicação e da NSC Comunicação e que tem como objetivo homenagear mulheres que contribuem para a evolução da sociedade. Confira a entrevista na íntegra:

Mulheres que Inspiram: Quais foram os principais desafios profissionais que você enfrentou?

Lorena Pamplona Medeiros: Conciliar maternidade e trabalho e, principalmente, não desapontar meu pai. Ele sempre depositou muita confiança em mim e sempre tive como meta de vida não desapontá-lo e não decepcioná-lo. Com o intuito de ser realizada profissionalmente igual a ele, sempre me dediquei com muito afinco em tudo aquilo que me propunha a fazer.

Mulheres que Inspiram: Quais oportunidades você acredita que foram fundamentais para sua carreira?

Lorena Pamplona Medeiros: A Blumenau Iluminação sempre foi muito conhecida e valorizada regionalmente. Então trabalhar em uma grande empresa, na época, que era a SulFabril, me trouxe muito conhecimento, principalmente em relação de como funcionava a rotina de empresas desse grande porte.

A Blumenau Iluminação foi um presente. Receber toda confiança do meu pai e dos meus irmãos, principalmente porque na minha família somos seis irmãos, eu sou a única mulher e inclusive, a única dos filhos que continua ativa no dia a dia da empresa. Busco sempre evoluir profissionalmente e aprimorar a Blumenau Iluminação, principalmente com a profissionalização da empresa que ocorreu a partir de 2004, com a chegada do Renato Medeiros, meu marido e que hoje é CEO e Presidente da Blumenau Iluminação.

Mulheres que Inspiram: De acordo com pesquisas, as mulheres ainda estão em situação de muita vulnerabilidade no Brasil. Como você acredita ser possível reverter isso?

Lorena Pamplona Medeiros: Sem dúvidas a educação é fundamental para a reversão deste quadro. Quando somos crianças absorvemos e aprendemos os reais valores. Acredito que à medida que a mulher constrói sua autonomia, tende a livrar-se da rotina de abusos. Também acho muito importante reforçar os canais de denúncia para todos os atos de violência contra a mulher. Vejo isso como uma forma de encorajá-las a superar o medo e a dificuldade de sair dos ciclos de violência.

Mulheres que Inspiram: Você percebeu ou sentiu alguma limitação na vida profissional ou pessoal por ser mulher?

Lorena Pamplona Medeiros: Bem pelo contrário! Sempre me senti muito valorizada e respeitada, começando por meu pai e meus irmãos. E me casei com um homem que sempre me respeitou como mulher e como profissional.

Mulheres que Inspiram: Mãe, empresária, como conciliar todas essas funções?

Lorena Pamplona Medeiros: Tenho dois filhos e ambos foram a minha maior conquista da vida. Sempre estive ao lado deles e com apoio do meu marido consegui conciliar essas funções muito bem e agora desempenho o papel de vovó da Laura, com o mesmo carinho e mais regalias.

Mulheres que Inspiram: Quais as mulheres lhe inspiram?

Minha maior inspiração foi e é a minha mãe, uma mulher à frente do seu tempo. E para esse mês dedicado às mulheres, quero finalizar dizendo que: “As mulheres nunca devem desistir dos seus sonhos, e sim, lutar incansavelmente.” Lembro que podemos ser tudo que quisermos.

 

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.