Lodo da Usina do Bracinho interrompe captação de água em Schroeder

Foto Divulgação/Prefeitura de Schroeder

Por: Elissandro Sutil

21/10/2020 - 17:10 - Atualizada em: 21/10/2020 - 17:36

A Prefeitura de Schroeder precisou interromper a captação de água em uma das estações no Rio Bracinho na tarde desta quarta-feira (21). O motivo foi o lodo que estava sendo despejado no rio por causa de um procedimento feito pela Celesc nesta manhã.

O diretor de saneamento da Águas de Schroeder Valvenir Doge, explica que acima dos pontos de captação de água da secretaria no Rio Bracinho está localizada a represa da Usina do Bracinho, que é gerida pela Celesc.

Na tarde desta quarta-feira, a Águas de Schroeder percebeu que havia lodo sendo despejado no Rio Bracinho e, por isso, interrompeu a captação da água já que nestas condições não há como fazer o tratamento para consumo.

Foto Divulgação/Prefeitura de Schroeder

Em comunicado, a Celesc informou à Prefeitura e também à Defesa Civil que pela manhã realizou procedimentos de manutenção regular na comporta de fundo da barragem do Primeiro Salto da usina.

Segundo o comunicado, a Celesc precisou baixar o nível do reservatório para fazer a manutenção. Com isso, explica o diretor da Águas de Schroeder, o lodo da represa acabou descendo para o rio.

Ao meio-dia, a Celesc fechou a porta da barragem para que o reservatório encha novamente. Conforme Doge, somente quando o nível de água da represa subir é que voltará a descer água limpa para o Rio.

Foto Divulgação/Prefeitura de Schroeder

Mas, até lá, a captação da água pela secretaria continua interrompida, sem previsão de retorno. Por isso, o diretor pede à população do município que economize no seu uso e evitar o desabastecimento total.

A Prefeitura alerta que os filtros e reservatórios do sistema de captação e tratamento de água do município já estavam abaixo do nível normal por causa do alto consumo de água.

Veja a nota completa da Celesc, divulgada pela Prefeitura de Schroeder

“A Celesc informa que, no âmbito de seu programa de manutenção preventiva, foram realizadas na manhã de hoje, 21/10/20, procedimentos de manutenção regular na comporta de fundo da barragem do Primeiro Salto da Usina Bracinho, no município de Schroeder. Para tanto, foi necessário baixar o nível do reservatório, sempre respeitando as regras definidas em sua outorga.

Este procedimento visa manter em condições plenas de operação e segurança o respectivo dispositivo de descarga da barragem, objetivando atender as regras de seu plano de segurança de barragem e as boas práticas de manutenção.

Durante os trabalhos foi identificado que a vazão afluente estava carreando material sólido do próprio reservatório. A equipe técnica interrompeu o procedimento através do fechamento da comporta de fundo, a fim de avaliar alternativas para a realização deste procedimento, para que seja minimizado esta influência à jusante do reservatório.”

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul