Lixo que salva vidas: confira os pets disponíveis para adoção em Jaraguá do Sul e região

Foto Ilustrativa/Pexels

Por: Elissandro Sutil

04/03/2021 - 09:03 - Atualizada em: 04/03/2021 - 09:16

Aquilo que você considera lixo, mas que na verdade é material reciclável, pode ajudar a sustentar animais abrigados por ONGs da região. Parte delas promove campanhas de arrecadação.

Posteriormente, esses materiais são comercializados e rendem um dinheirinho que ajuda a pagar as contas com alimentação, tratamentos, medicamentos e castrações.

É só juntar esse material, armazenar e deixar em um dos pontos de coleta.

A Adote Guaramirim recicla as tampinhas de plástico duro (refrigerante, água, leite, suco, produtos de limpeza como água sanitária, amaciante e outros, xampu, condicionador, creme dental e desodorante, requeijão, maionese, ketchup, achocolatados) e também recolhe lacres de alumínio.

Alguns pontos de coleta são: Agropet Bylaardt, Agromirim, Gato Quilate, Shima Petshop, Dipagro Agropecuária, Clinivet Bylaardt, Nutritiva Agropecuária, Supermercado Martini, todos em Guaramirim.

Até mesmo os vidros de conserva, garrafas e garrafões de vinho têm destino certo: ajudar a Ame Animais, de Jaraguá do Sul.

Os pontos de coleta são: Guaramirim Nego Motos, Mecânica Taio, na Ilha da figueira, Agropecuária Martins, na Vila Lalau, Agropecuaria Alegri, no Chico de Paula. Também é possível deixar o reciclado na própria ONG ou entrar em contato para a Ame buscar o material.

Para a Ajapra é possível doar tampinhas de plástico, não importa de qual produto, e lacres de latas. Basta levar até a Farmácia Paraná ou direto no Hospital Duhan Tamys, que esses locais armazenam e vendem, ficando o crédito para a ONG.

Sustentabilidade

A campanha “Tampa aqui que a Gang vacina” recicla tampas plásticas e lacres há 3 anos. Pontos de coleta: Duhan Tamys e Pet da Ponte. Em ambos avisar que é para a Gang dos Patinhas.

Outro projeto é o Gang Eco. Através desse selo, a ONG recicla 95% do jeans e mais de 50% das roupas não comercializáveis, produzindo eco bags.

O grupo coleta jeans e roupas nos mesmos pontos das tampinhas e lacres. Encomendas no insta do @gangbazar.

A Rutinha Protetora de Schroeder recolhe plástico, tanto as tampas quanto as embalagens (garrafas pet, produtos de limpeza e higiene, entre outros), latinhas, lacres, óleo de cozinha usado, vidros de conserva e garrafão de vinho.

Pontos de coleta em Jaraguá do Sul: Lojas Agro Haus (matriz e filial), Agropecuária Vilapet (Vila Lalau), Agro Aves e Agropecuária Beija-Flor. Em Schroeder: Rádio Schroeder e agropecuárias.

Pets disponíveis para adoção

Cão marrom e cão branco de pelo longo

Mel (E) e Neni | Foto: Divulgação/Rute

  • Mel, fêmea adulta, porte médio, super carinhosa
  • Neni, macho, porte pequeno, cão especial sem uma patinha, mas com amor em dobro
Cão preto e cão mescla cinza

Neguinho (E) e Fofa | Foto: Divulgação/Rute

  • Neguinho, macho jovem, porte pequeno, bem ativo e brincalhão
  • Fofa, fêmea adulta, porte pequeno, carinhosa e tranquila
Cão preto e marrom de lenço azul e cão branco de lenço azul

Bilu (E) e Nick | Foto: Divulgação/Rute

  • Bilu, macho, porte pequeno/médio, mestiço Dachshund, em torno de 1 ano, tranquilo e carinhoso
  • Nick, macho adulto, porque pequeno, muito tranquilo e querido
Cão marrom peludo e cão caramelo

Baby (E) e Estrela | Foto: Divulgação/Rute

  • Baby, macho jovem, porque pequeno, muito querido e brincalhão
  • Estrela, fêmea em torno de 5 meses, porte pequeno/médio, adora brincar

CONTATO:

  • Rutinha Protetora Pet: (47) 98805-8104, com Magali.