Na sua trajetória de 141 anos, Criciúma reúne garra, luta, colonização, desenvolvimento e muito trabalho. Esses fatos marcam a história da cidade do carvão e foram agrupadas no livro 'Criciúma: uma história de todos!', escrito pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

Os exemplares serão distribuídos para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) do município. O lançamento ocorreu por meio de live no Instagram da prefeitura na tarde desta quinta-feira (1º).

"Precisávamos de um material rico que contasse a história do nosso município para trabalharmos nas salas de aula. Os nossos alunos precisam conhecer a história da sua cidade para entender a realidade de hoje e poder se inspirar para fazer uma Criciúma cada vez melhor para todos. Cada unidade receberá uma quantia para os acervos das bibliotecas das escolas municipais", ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Conforme a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Bento, o livro é um material lúdico e pedagógico. Os profissionais realizaram uma pesquisa em diversos documentos e iconografias para elaborar o exemplar.

"Esta obra foi escrita a partir da necessidade e inquietações dos profissionais da rede municipal, que nos solicitavam materiais de pesquisa para trabalharem questões a respeito do município", explicou a gerente.

A obra engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos.

Fotos: Ana De Mattia

Além de reunir fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Os profissionais que participaram da iniciativa foram: Guilherme Medeiros Honorato, Janio Cesar Conti, Livia da Silva, Micheli da Costa Bez Birolo, Silvana Alves Bento Marcineiro e Fabrízio Agnes Rodrigues.